Nesta quinta-feira (19), Campinas sedia um encontro entre autoridades campineiras em busca de discutir e promover discussões em torno de estratégias para a melhora da qualidade da educação impulsionados pelo investimento social.
O evento faz parte do Movimento Educação Sempre, que se organiza como um espaço que evidencia a relevância da educação no desenvolvimento da cidade de Campinas e de toda a região, buscando fortalecer a rede de parcerias para potencializar ações e a participação da sociedade nelas.
Os diálogos do evento permitirão que as autoridades, entre políticos e agentes mobilizadores de causas sociais apresentem maneiras de inovar o sistema educacional de Campinas, de forma que seja garantido projetos eficazes para as necessidades presentes e futuras.
Por meio dessas discussões, com objetivos de diminuir as desigualdades sociais, será possível identificar as áreas de maior necessidade e canalizar recursos para onde são mais necessários, criando oportunidades mais igualitárias para todos os estudantes.
Realizado na Sala Ana, do Serviço de Saúde Cândido Ferreira, em Campinas, das 17h às 19h30, o encontro vai reunir o Prefeito de Campinas, Dario Saadi (Republicanos), o Presidente da Fundação Educar, Luis Norberto Pascoal, o Superintendente Socioeducativo da Fundação FEAC, Jair Resende, além do Secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, do Promotor de Justiça Rodrigo Augusto de Oliveira, da Pró-reitora de Inovação PUC Campinas Camila Campos e dos representantes do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento, Paula Fabiani e Felipe Groba, que farão parte dos diálogos.
O Secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, destaca a importância de um diálogo com a sociedade para a construção de uma Educação de qualidade. “A Educação é o caminho para construirmos um país melhor, com qualidade de vida e justiça social. Entretanto, os desafios são enormes: inclusão, equidade, respeito, tolerância, cidadania e alicerces sólidos constituídos por caráter e paz. A construção é, necessariamente, coletiva. O diálogo com a sociedade e a participação de todas as pessoas serão os fatores viabilizadores desse futuro, que não é um sonho, mas a meta a ser atingida. O Movimento Educação Sempre coloca-se como o elemento motivador dessa construção coletiva”, confirma o Secretário.
Para o Presidente da Fundação Educar, uma ação colaborativa, envolvendo todos os personagens do processo de educação, é fundamental para criar um sistema educacional mais eficaz, equitativo e preparado para enfrentar os desafios do futuro. “A educação é um pilar da responsabilidade social corporativa e governamental. Os diálogos incentivam organizações e governos a assumir um papel ativo na melhoria da educação, investindo em programas e parcerias que beneficiem a sociedade como um todo. Colaborações entre o setor público e privado podem ampliar os recursos disponíveis para a educação. Neste encontro teremos a oportunidade de discutir junto a vários setores com responsabilidades na educação, sobre a oferta de um ensino de qualidade, além de mostrar que é possível ampliar a participação de outros ‘atores’ da sociedade, que podem estar inseridos em projetos voltados à educação”, afirma Luis Norberto.