Um trecho da Avenida Nicolau João Abdalla, que interliga o Centro de Americana com a região do bairro Antônio Zanaga, será duplicado e toda a extensão da via ganhará iluminação de LED. As obras de asfaltamento e drenagem serão custeadas pela Suzano Papel e Celulose e a iluminação será bancada pela Prefeitura de Americana.
O anúncio da parceria público-privada foi feito pelo prefeito Omar Najar (MDB), pelo presidente da Câmara, Luiz da Rodaben (Cidadania), e pelo secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Alvarenga Camargo Neves, em reunião anteontem na Prefeitura.
A Suzano confirmou anteontem a aprovação do investimento e o anúncio foi feito através de um vídeo das autoridades.
O prefeito disse que Rodaben intermediou com a empresa a recuperação da avenida, no trecho mais estreito, que fica da rotatória de acesso à ponte sobre o Rio Piracicaba até a entrada do Residencial Jaguari. Segundo Omar, a Prefeitura aguardava o recuo dos postes de energia do trecho estreito para dar continuidade nas obras de recuperação da avenida. “A obra requer atenção e vai facilitar muito o tráfego de caminhões para a Suzano e a Goodyear. Estou muito feliz com isso”, disse Omar, no vídeo.
Rodaben informou que a Suzano vai fornecer todo o material para execução das obras, que serão executadas em breve. E ressaltou a importância da parceria. “Quantas pessoas não perderam suas vidas quando não tinha o alargamento e faziam ultrapassagem de forma irregular”, mencionou Rodaben.
O secretário de Obras, Adriano Alvarenga Camargo Neves, disse que esta obra é muito importante para o município. Segundo ele, a Suzano já faz o levantamento sobre o custo de mão de obra para contratar a empresa para executar os serviços. Acredita que em julho já comece a movimentação de máquinas para iniciar os trabalhos.
Segundo Adriano, os serviços serão de recapeamento, asfaltamento e drenagem. “É importante para a mobilidade urbana e a segurança”, ressaltou o secretário. Além disso, informou que a Prefeitura executará a troca da iluminação com lâmpadas de LED da avenida inteira, não somente do trecho a ser duplicado.
Em parcerias anteriores, a Suzano já havia executado serviços semelhantes. As obras de duplicação e recuperação de pistas facilitaram o acesso à Suzano e empresas do distrito industrial e ao CDP (Centro de Detenção Provisória), que também fica na região.