sábado, 20 abril 2024

Baixa umidade do ar e calor deixam região em ‘alerta’

A umidade relativa do ar próxima de 20% e as altas temperaturas registradas esta semana levaram a Defesa Civil a decretar “estado de atenção” em cidades da região. A situação mais crítica está em Sumaré, onde o quantitativo mínimo foi de 20%, deixando o município em estado de “alerta”.

A temperatura de 35º registrada ontem em Campinas pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) deve se manter alta ainda hoje, segundo a pesquisadora do instituto, Ana Ávila. “Hoje (ontem) e amanhã são os piores dias”, previu.

A Defesa Civil de Nova Odessa decretou “estado de atenção” no município no início da tarde de ontem. Às 14h, segundo dados do órgão, a unidade relativa do ar na cidade era de 24,8%. “Nessas condições, não são recomendadas atividades expostas ao sol, como trabalho e exercícios físicos”, explicou o coordenador da Defesa Civil novaodessense, Paulo Bichof.

Em Santa Bárbara d’Oeste, a umidade relativa do ar esteve em 25%, deixando o município em estado de atenção. Diante disso, a Defesa Civil barbarense está em alerta com vistoria de campo em áreas de risco.

Quando a umidade do ar é menor que 17% é emitido alerta a população e às escolas para suspender atividades ao ar livre.Segundo Ávila, não há previsão de chuva na região para os próximos 15 dias.

As principais recomendações para enfrentar a onda de calor são: evitar atividades físicas entre 11 e 17h, aplicar protetor solar, permanecer à sombra o máximo possível, entre outras medidas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também