quinta-feira, 25 abril 2024

Banco de Alimentos de Hortolândia completa 14 anos alimentando vidas

O Banco de Alimentos de Hortolândia, órgão da Prefeitura, ligado à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, completou, nesta terça-feira (27/04), 14 anos de atuação alimentando vidas. Além da doação periódica de gêneros alimentícios às entidades cadastradas, o Banco de Alimentos de Hortolândia também realiza qualificações e cursos gratuitos na área de Educação Alimentar, com foco no aproveitamento integral dos alimentos, na alimentação saudável e na promoção da saúde. Mas, nesta pandemia de Coronavírus, o desafio de ajudar os moradores de Hortolândia que mais precisam se tornou ainda mais desafiador. Por isso, a Prefeitura lançou, neste mês, a campanha “Hortolândia Solidária: alimente uma vida”, ação que reforçará a arrecadação de alimentos que são destinados às entidades, beneficiando ainda mais pessoas. Atualmente, estão cadastradas no Banco de Alimentos 19 entidades, que atendem 630 famílias, cerca de 1,7 mil pessoas.
A iniciativa tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil, igrejas, empresas, entidades e associações com vistas à arrecadação de alimentos não-perecíveis. Pessoas físicas e jurídicas podem doar arroz, feijão, óleo, macarrão, e outros gêneros alimentícios. Para isso, basta entrar em contato com o Banco de Alimentos, pelo telefone (19) 99976.2175 e pelo e-mail bancodealimentos@hortolandia.sp.gov.br.
Os donativos arrecadados são repassados as entidades cadastradas, que representam as comunidades e, posteriormente, distribuídos para as famílias que mais precisam. “No ano passado, recebemos bastante doações. Mas, com o passar dos meses, este número foi caindo e a quantidade de pessoas que precisam das doações aumentando. As últimas campanhas para doação de alimentos impulsionaram a arrecadação. Quem puder ajudar o próximo contribui para alimentar vidas” “, destacou a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, órgão vinculado à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Alessandra Sarto.
Apoio do FUNSOL
O Funsol de Hortolândia tem papel de incentivador à captação de alimentos pela campanha “Hortolândia Solidária”. Um dos primeiros eventos promovidos pela campanha foi o #Conexão Solidária, realizado nos dias 17 e 18 deste mês pela EPTV, em parceria com prefeituras da região, inclusive a de Hortolândia. Na ocasião, foram arrecadadas 2,35 toneladas de alimentos.
“Poder ajudar as pessoas que estão precisando é uma benção muito grande. Com a pandemia do Coronavírus, tudo ficou mais difícil. Quando estes alimentos chegam até o Funsol e podemos repassar estas doações ao Banco de Alimentos e as entidades, é uma alegria muito grande. A solidariedade de todos é muito importante”, explicou a presidente do Funsol e primeira-dama de Hortolândia, Maria dos Anjos Assis Barros.
Uma das entidades atendidas pelas campanhas de arrecadações de alimentos é a Igreja Batista da Vila Guedes. No local, o idealizador do projeto, Manoel César Dias, ou “apenas” César para a comunidade, explica o importante papel do Banco de Alimentos para contribuir com as famílias da região.
“O Banco de Alimentos representa cerca de 90% das doações que recebemos de itens que ajudam a alimentar famílias desta região. Aproximadamente 50 famílias recebem, mensalmente, as cestas de alimentos que chegam aqui. Ainda temos famílias na lista de espera, que praticamente triplicou com o agravamento da crise econômica”, destacou César.
“Com as doações, nossa situação está melhor e podemos alimentar nossas famílias”, explica a dona de casa, moradora da Vila Guedes, Adriana Ferreira Pereira, que recebe periodicamente os alimentos doados.
“Aqui começou com um projeto social onde os jovens realizavam aulas de futebol, artes marciais e ficavam mais tempo longe das ruas. Com a pandemia, as aulas estão suspensas, mas o suporte na alimentação das famílias continua com a solidariedade de empresas amigas, além do Banco de Alimentos”, completou.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também