quinta-feira, 9 outubro 2025
CADA DOAÇÃO PODE SALVAR QUATRO VIDAS

Banco de Sangue de Americana precisa de doações e realiza plantão especial na manhã de sábado

Confira quem pode ser um doador
Por
Nicoly Maia
A ação busca facilitar a doação para quem não consegue comparecer durante a semana. Foto: Prefeitura de Americana

O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realiza neste sábado (11) um plantão especial de atendimento aos doadores, das 7h às 11h, com o objetivo de reforçar os estoques e garantir o abastecimento seguro de todos os tipos sanguíneos.

A ação busca facilitar a doação para quem não consegue comparecer durante a semana (quando o atendimento ocorre das 7h às 13h) e conscientizar a população sobre a importância do gesto solidário.

Importância da doação
“Com uma doação de sangue, conseguimos ajudar até quatro pessoas. Somos um hospital SUS, porta aberta, e recebemos muitos casos de trauma e acidentes. Também realizamos grandes cirurgias, principalmente oncológicas, que muitas vezes necessitam desse suporte. Temos gestantes, fazemos partos aqui, e em alguns casos esses pacientes também precisam de transfusão”, explicou a gerente médica do HM, Dra. Marcella Pozetti.

A médica acrescenta que a queda no número de doadores costuma estar relacionada à sazonalidade. “Geralmente, nos meses mais frios, temos uma redução no nosso estoque. Por isso, estamos sempre promovendo campanhas e conscientizando a população. A doação é um ato de amor e solidariedade, qualquer um de nós pode precisar”, afirmou.

Estoques
De acordo com a Doutora, o banco de sangue do HM precisa de 20 a 30 doações por dia para manter os níveis adequados de abastecimento. A iniciativa integra as ações permanentes do hospital para incentivar a doação voluntária e equilibrar os estoques, reforçando o compromisso com a segurança e a qualidade no atendimento aos pacientes.

“Temos parcerias com outros bancos de sangue, mas percebemos que a queda nas doações é geral, não só aqui. Isso está acontecendo de forma global, por isso é tão importante continuar falando e convocando a população. Podemos ajudar muitas pessoas”, reforçou a médica.

O acesso ao Banco de Sangue do Hospital Municipal é feito pela entrada do estacionamento da Rua Cuiabá, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Quem pode doar
Os critérios para doação são: estar bem de saúde; não estar em jejum; não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; não fumar duas horas antes; Pesar mais de 50 kg; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados do responsável legal); ter dormido ao menos seis horas na noite anterior; evitar o consumo de alimentos gordurosos; apresentar documento oficial com foto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também