O Banco de Sangue do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, em Americana, realiza uma campanha de doação de sangue neste sábado (16), das 7h30 às 11h, em parceria com o Rotaract Club Americana-Ação.
A biomédica responsável pelo Banco de Sangue, Raquel Rosolen, explica que o Rotaract recruta voluntários para a doação, além do atendimento para o público em geral. “Eles nos ajudam muito, geralmente fazem essa ação três vezes ao ano. Esse tipo de campanha é importante para a gente manter o estoque de sangue em níveis razoáveis e não depender somente de doadores que vêm diariamente”, declara Raquel.
“A doação de sangue é um ato de amor e uma atitude nobre daqueles que a praticam, porque eles ajudam a salvar vidas. Agradeço antecipadamente a cada doador e os organizadores dessa importante campanha”, enfatiza o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Confira os critérios para a doação:
- Não estar em jejum
- Estar bem de saúde
- Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação
- Não fumar duas horas antes
- Pesar mais que 50 kg
- Ter idade entre 16 e 69 anos (16 e 17 anos deve comparecer acompanhado do responsável legal)
- Permanecer de repouso no mínimo seis horas na noite anterior da doação
- Evitar o consumo de alimentos gordurosos
- Apresentar documento com foto
O acesso é feito pela Avenida da Saúde, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. O Banco de Sangue funciona no Hospital Municipal, que é administrado pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.