Sábado, 27 Novembro 2021

Bancos de sangue sofrem queda de até 70% nos estoques durante férias

Bancos de sangue sofrem queda de até 70% nos estoques durante férias

O Hemocentro da Unicamp coleta aproximadamente seis mil bolsas de sangue por mês, mas durante as férias escolares esse número cai até 70% em comparaçã
O Hemocentro da Unicamp coleta aproximadamente seis mil bolsas de sangue por mês, mas durante as férias escolares esse número cai até 70% em comparação com os períodos normais.

Responsável por atender integralmente o banco de sangue dos serviços públicos de saúde de Campinas, o Hemocentro também suplementa os municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Para não deixar os estoques desabastecidos nessa época, o Hemocentro realiza atendimento para doações, todos os dias, das 7h30 às 15h.

De acordo com o diretor da coleta, Vagner de Castro, paralelamente à diminuição no volume de coleta de bolsas de sangue nesse período, verifica-se um acentuado aumento no número de acidentes, tanto automobilísticos quanto domésticos.

Dessa forma, é necessário que o banco de sangue possa suprir as necessidades dos centros cirúrgicos. "Além disso, procedimentos importantes como transplantes podem ser prejudicados", explica Castro.

Conforme a última atualização do Hemocentro, há uma semana, o estoque de sangue dos tipos O-, A-, AB- e B está em estado crítico. Já para os tipos de sangue O e A , o estoque está em alerta.

A situação é estável para os tipos de sangue AB e B . É importante lembrar que a variação ocorre diariamente, portanto, há necessidade de doação de qualquer tipagem sanguínea. Para homens, o intervalo para doação é de 60 dias. Já para as mulheres, 90 dias.

Os voluntários que quiserem doar sangue têm as seguintes opções na região: em Campinas, no Posto Unicamp - Hemocentro e Posto Mário Gatti - Hospital Municipal Dr. Mário Gatti; em Sumaré, as coletas são no Hospital Estadual de Sumaré.

O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h30 às 15h. O Hemocentro da Unicamp está fechado entre os dias 30 de dezembro e 2 de janeiro.

AMERICANA
O Banco de Sangue de Americana funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, nas dependências do Hospital Municipal, que fica na Av. da Saúde. O local só não terá expediente hoje.

De acordo com a biomédica Giselle Begnami, a situação é crítica para todas as tipagens negativas. Entre as restrições para doação, ela destaca: não ter ingerido bebidas alcoólicas; não estar gripado, resfriado ou em processo alérgico; não ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias; ter repousado bem na noite antes da doação.

COLETA
Em Santa Bárbara d'Oeste haverá coleta no dia 8 de janeiro, na sede do Lions Club, na Rua Anturios, das 9h às 12h. No município, as bolsas de sangue são mantidas e controladas pelo Hospital Santa Bárbara. O abastecimento é realizado pelo Hemocentro da Unicamp.

 
 
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/