terça-feira, 7 janeiro 2025
Apuração exclusiva

Bastidores: prefeito eleito de Piracicaba, Helinho Zanatta pode unificar secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente

Iniciativa similar chegou a ser anunciada pelo então presidente eleito em 2018, Bolsonaro, que recuou após pressão do setor ambiental
Por
Airan Prada
Aliados de Helinho Zanatta afirmam que ele tem demorado para anunciar nomes para a futura gestão de Piracicaba. Foto: Rodrigo Costa/Alesp

O deputado estadual e prefeito eleito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), pode unificar as secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente. A informação foi apurada pela TV TODODIA com uma fonte próxima do governo de transição neste sábado (14).

Zanatta é empresário do agronegócio e a eventual medida soa como uma sinalização para o setor, um dos principais responsáveis por movimentar a economia na região, assim como o de serviços.

Na atual gestão de Luciano Almeida (PP), que não conseguiu se reeleger, a pasta de Agricultura e Abastecimento é comandada por Nancy Thame (PV). A de Infraestrutura e Meio Ambiente, por Ronaldo Cançado.

POLÊMICA

Em 2018, o então presidente eleito Jair Bolsonaro, à época no PSL, chegou a propor a fusão dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, a qual não se concretizou em decorrência de pressões de políticos de oposição e de entidades ambientalistas.

O então coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista em 2018, o ex-deputado Alessandro Molon, defendeu a obstrução da iniciativa, de acordo com matéria veiculada em 31 de outubro daquele ano pelo portal da Câmara dos Deputados.

A WWF afirmou que um órgão regulador não pode estar submetido a um regulado, o que geraria desequilíbrio de forças no poder público. O principal ponto alegado que causaria conflito de interesses diz respeito às licenças ambientais para o ramo agropecuário.

A junção da Agricultura e do Meio Ambiente em Piracicaba também pode ter resistência. Na Câmara Municipal, a principal representante dessa ala é Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que exerce o primeiro mandato. Ela foi reeleita com 2.551 votos e mostrou força, pois em 2020 teve 932 votos. Nas eleições, Silvia apoiou a deputada estadual Professora Bebel (PT), quarta colocada com 6,36% dos votos.

A vereadora de Piracicaba Silvia Morales deve ser um dos principais nomes divergentes à unificação das secretarias.
Foto: Guilherme Leite/Câmara Municipal

Integrante do A Cidade é Sua, Pablo Carajol é uma das lideranças do Movimento Salve a Boyes, contrário ao empreendimento imobiliário previsto para ocupar o terreno onde fica a antiga fábrica de tecelagem Boyes. O movimento argumenta que a obra pode impactar negativamente a orla do Rio Piracicaba.

REMODELAÇÕES E NOMES COGITADOS

O vice-prefeito eleito, Sérgio Pacheco Júnior (União Brasil), que é médico, deve acumular a função de secretário de Saúde. Ele atua em Piracicaba e em São Pedro, cidade em que Zanatta foi prefeito entre 2013 e 2020. Para a pasta de Trabalho, o nome cogitado é o do ex-secretário estadual do Trabalho e ex-vereador de Piracicaba, José Luiz Ribeiro, ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos e que já ocupou o cargo na atual administração.

O vice-prefeito eleito de Piracicaba, Sérgio Pacheco Júnior, em discurso durante a solenidade de seu Título de Cidadão Piracicabano na Câmara Municipal.
Foto: Rubens Cardia/Câmara Municipal

Outra mudança que tende a ocorrer é a unificação das secretarias de Ação Cultural e Turismo, modelo similar ao das administrações de Barjas Negri (PSDB) e de Gabriel Ferrato (PSDB), entre 2005 e 2020. Hoje, a secretaria à qual o setor está subordinado é a de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Deve haver, ainda, a remodelação da pasta de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes, que pode englobar a Segurança Pública — secretaria que não existe atualmente. Com isso, Zanatta concentraria o comando da Guarda Civil e o dos agentes de trânsito.

O advogado e pastor neopentecostal Paulo Nardino, ligado à Igreja do Evangelho Quadrangular, cujas lideranças apoiaram a campanha do prefeito eleito, pode assumir a Procuradoria Geral do Município. A informação foi publicada pelo jornal A Tribuna Piracicabana em 7 de novembro, pouco tempo depois da disputa do segundo turno, ocorrida em 27 de outubro.

DEMORA

Pessoas do entorno do prefeito eleito têm estranhado a demora para o anúncio do secretariado, que toma posse em menos de um mês, em 1º de janeiro de 2025.

Murilo Félix (Podemos), que também assumirá, no próximo ano, o comando de Limeira, a segunda maior cidade da Região Metropolitana de Piracicaba, divulgou três titulares de pastas nesta semana. Antonieta Polatto foi anunciada secretária de Agricultura. O secretário da Comunicação será Bruno Cunha. Valmir Barreira ocupará a Fazenda. Félix confirmou a primeira-dama Luciana Félix como presidente do Fundo Social.

PERFIL

Helio Donizete Zanatta, 61 anos, foi eleito prefeito de Piracicaba no segundo turno com 53,61% dos votos. Ele venceu o ex-ministro da Saúde e ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, que somou 46,39% dos votos.

No primeiro mandato como deputado estadual, Zanatta foi também prefeito de Charqueada entre 2005 e 2012 e passou por partidos como os extintos PFL, PPS e PSC. A atual sigla, o PSD, consistiu na vencedora das eleições municipais de 2024 ao conquistar 887 prefeituras.

O presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, é considerado no meio político como grande articulador de bastidor. Ele é secretário de Governo e Relações Institucionais do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e possui três correligionários em ministérios do governo Lula (PT). O de Minas e Energia é comandado por Alexandre Silveira (MG), o de Agricultura e Pecuária, por Carlos Fávaro (MT), e o de Pesca e Aquicultura, por André de Paula (PE).

Uma curiosidade sobre Zanatta: ele nunca perdeu eleições enquanto candidato a prefeito e a deputado estadual, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

OUTRO LADO

O governo de transição foi procurado para comentar a reportagem, mas não se manifestou até esta publicação. O espaço segue aberto.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também