quarta-feira, 22 outubro 2025
SAÚDE PÚBLICA

Bem-Estar Animal de Sumaré realiza mais de 1.200 atendimentos veterinários em 2025

Serviços incluem consultas clínicas básicas, orientações sobre cuidados e acompanhamento de casos denunciados pela população
Por
Vagner Salustiano
Bem-Estar Animal tem equipe e veículo próprios e fica na região central. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

A Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal de Sumaré já realizou 1.220 atendimentos veterinários gratuitos desde o início de 2025. Segundo a Prefeitura, o número reflete o compromisso da equipe com o cuidado aos animais e a promoção da saúde pública no município.

Serviços e público atendido
Os atendimentos gratuitos são direcionados a famílias em situação de vulnerabilidade social que residem em Sumaré. Entre os serviços oferecidos estão consultas clínicas básicas, orientações sobre cuidados com os pets e acompanhamento de denúncias de maus-tratos e abandono, recebidas por meio do canal 156.

De acordo com o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Thiago Bueno, o trabalho da pasta vai além do atendimento clínico. “No Bem-Estar Animal o trabalho é contínuo e dedicado. Cada atendimento representa uma vida cuidada e um passo a mais na construção de uma cidade que respeita e protege seus animais”, afirmou.

Ivone Primo (dir.) aprova atendimento prestado pelos profissionais do Bem-Estar. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Aprovação da população
Moradores atendidos pelo serviço destacam o cuidado e a atenção das equipes. “Muito bom, bem melhor que o atendimento particular. São dedicados, amorosos, cuidam dos bichinhos com carinho. Atendem muito bem, explicam direitinho o que é para fazer, dão atenção, o retorno – é nota mil”, contou dona Ivone Primo, que levou seu cão para atendimento pela segunda vez.

Feiras de adoção e conscientização
Além dos atendimentos veterinários, a Secretaria promove feiras de adoção responsável em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de encontrar novos lares para cães e gatos resgatados. As ações também buscam conscientizar a população sobre posse responsável e a importância da castração para o controle populacional e prevenção do abandono.

A secretária-adjunta Edileine Guiraldelli reforça o papel social da iniciativa. “Nosso foco é garantir um atendimento de qualidade e conscientizar a população sobre a responsabilidade de ter um animal. Também buscamos dar uma nova vida aos resgatados, muitos deles vítimas de maus-tratos”, declarou.

Secretário Thiago Bueno pretende expandir a lista de serviços prestados no órgão. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Atendimento e contato
A Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Alcina Raposeiro Yanssen, nº 651, no Parque Franceschini, região central de Sumaré. O atendimento veterinário ocorre das 9h às 10h30 e das 13h30 às 15h. O telefone para mais informações é (19) 3828-8451.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também