Sexta, 26 Novembro 2021

Bonde da Fundação Romi vai para nova biblioteca

Bonde da Fundação Romi vai para nova biblioteca

Nos últimos meses, a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste tem intensificado os preparativos para a comemoração do seu bicentenário, dia 4 de dezembro.
Nos últimos meses, a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste tem intensificado os preparativos para a comemoração do seu bicentenário, dia 4 de dezembro. Dentre as obras previstas, está a inauguração da nova Biblioteca Municipal. Ontem, a Secretaria de Turismo e a Fundação Romi anunciaram que o bonde elétrico será doado pela Romi para o novo espaço, que deve ser inaugurado até o aniversário.
 
A formalização da doação à Prefeitura permitirá que o bonde componha o cenário cultural da nova Biblioteca Pública, que está sendo construída no largo no Terminal Urbano da Praça João XXIII, no Centro. Serão mais de 500 metros quadrados de área construída, com um acervo de 55 mil livros.
 
De acordo com a coordenadora do Cedoc (Centro de Documentação Histórica) da Fundação Romi, Sandra Edilene de Souza Barboza, apesar de o município não ter uma relação histórica com o bonde, muitas cidades da região tiveram.
 
Ela aponta que, desde 1892, os bondes elétricos já vinham sendo utilizados no Rio de Janeiro. Em São Paulo, começaram a funcionar a partir de 1900. Campinas inaugurou a primeira linha em 1912. Em 1971, ele foi desativado dando lugar aos trólebus.
 
"Quando Santos começou a desativação dos bondes e eles foram sendo leiloados, o nosso bonde acabou sendo arrematado", afirmou Vainer Penatti, superintendente da Fundação Romi. Ele disse estar convicto de que a Prefeitura dará ao bonde um grande destino.
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/