A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, já concluiu 40% da primeira etapa das obras de ampliação e modernização da captação do Rio Atibaia. Com investimento de R$ 15 milhões, a obra busca garantir o abastecimento de água pleno para 70% da população da cidade.
Com a intervenção será possível aumentar a capacidade de captação de água de 600 litros por segundo para 750 l/s, um incremento de 150 l/s. “O sistema atual trabalha com seis bombas e o novo sistema contará com 10 bombas divididas entre submersíveis e horizontais, em dois poços de alimentação”, explica Cleber Salvi, gerente de operações da concessionária.
A alteração não é somente na substituição das bombas. Todo o sistema de captação será remodelado: será construída mais uma elevatória para bombear a água captada, além da mudança de todo o sistema elétrico existente para que seja possível atender às novas demandas do sistema de captação. A previsão é que a obra seja concluída em setembro de 2019.