
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, realiza nesta terça-feira (27) uma manutenção preventiva em estruturas do sistema de abastecimento de água da região central, com possibilidade de impacto no fornecimento em cerca de 30% da cidade. A previsão da empresa é de que o abastecimento seja normalizado até o final da noite.
Na ETA (Estação de Tratamento de Água) I, na Vila Menuzzo, região central, a concessionária faz a interligação de uma nova saída de rede dos filtros para os reservatórios dos bairros atendidos pela unidade, com o objetivo de melhorar a distribuição de água tratada.
Centro de Reservação João Paulo
No Centro de Reservação João Paulo, o serviço contempla a interligação de um novo reservatório, recentemente liberado pela equipe de Engenharia da concessionária. “As etapas de lavagem e desinfecção já foram concluídas e, com essa interligação, a estrutura será colocada em operação, ampliando a capacidade de reservação do sistema”, informou a empresa.
Bairros com possível oscilação
Durante a execução dos serviços, poderão ocorrer oscilações no abastecimento nos seguintes bairros: Centro, Horto Florestal, Jardim Eldorado, Jardim Marchissolo, Jardim Paulista, Jardim Residencial Ravagnani, Jardim Residencial Veccon, Jardim São Carlos, Jardim São José, Jardim São Rocchi, Parque Emília, Parque Franceschini, Parque Ongaro, Parque Residencial Casarão, Parque Residencial Florença, Parque Versailles, Planalto do Sol, Residencial Amália Luiza, Vila Juliana, Jardim Macarenko, Vila Menusso, Vila Miranda, Jardim das Palmeiras, Jardim Primavera, Jardim Puche, Jardim Santa Madalena, Jardim São João, Parque João Vasconcellos, Residencial Parque da Floresta, Jardim Luz Dal’Alma, Vila Yolanda Costa e Silva, Jardim João Paulo 2º, Residencial Portal do Lago, Jardim Constecca e Jardim Residencial Vaughan.
A BRK orienta os moradores a utilizarem a água de forma consciente, evitando desperdícios. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 771-0001, que funciona 24 horas por dia. Também é possível falar pelo WhatsApp (11) 99988-0001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Como funciona o abastecimento em Sumaré
A área urbana de Sumaré possui atualmente dois sistemas para captação de água bruta para tratamento, chamados de “ETA 1” e “ETA 2”, sendo o segundo o maior deles.
Segundo a concessionária, o sistema “ETA 1” abastece a região central, onde moram cerca de 30% da população do município, com captação nas represas do Horto e do Marcelo. Já a captação no Atibaia, em território de Paulínia, é direcionada para tratamento na ETA 2, no Parque Itália, responsável por abastecer 70% de Sumaré, incluindo as regiões do Matão, Área Cura, Nova Veneza, Maria Antônia e Picerno.





