sexta-feira, 19 abril 2024

Cadastro habitacional será digital

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), e o secretário de Habitação, Charley Petter Cornachione, anunciaram  que o município passará a ter inscrições online para a “fila da habitação”. As inscrições agora serão permanentes, isto é, não vão ser abertas apenas em determinado período.
A partir de hoje, as inscrições passarão a ser feitas pelo próprio cidadão, via celular, computador ou tablet, por meio de uma plataforma digital, cujo link será disponibilizado no site da prefeitura. Segundo o secretário, Americana é a primeira cidade do país a ter um sistema informatizado de inscrições habitacionais. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Cooperteto (Cooperativa Nacional da Habitação e Construção) e não teve custo para a prefeitura.
Para a inscrição a pessoa deverá fornecer informações pessoais que, em momento oportuno, deverão ser comprovadas por meio de documentos entregues na Secretaria de Habitação. Para Cornachione, o sistema informatizado trará mais segurança e transparência na checagem de dados do usuário.
De acordo com o prefeito, a última vez que Americana abriu as inscrições para habitação foi em 2013. A lista de inscritos tem cerca de 10 mil pessoas. Contudo, ele acredita que além de estar desatualizada, a lista possui irregularidades. “Ficamos sabendo que essa lista tinha alguns privilegiados e vamos fazer esse levantamento e procurar saber e checar novamente, com maior transparência. Não posso provar nada, mas existem casos de pessoas que estavam estabelecidas em outras cidades e estão nessa lista”, disse.
Omar também frisou que as pessoas que já estão inscritas na “fila de habitação” devem realizar o cadastro online, porém não serão prejudicadas e continuarão com a data do primeiro cadastro. “Nós vamos priorizar quem está há mais tempo inscrito. Essa lista já corre há muitos anos aqui dentro da prefeitura e vamos atender pela ordem de inscrição, priorizando quem está inscrito há mais tempo, sem privilégios para ninguém”, informou.
Entre 2016 e 2018 foram disponibilizadas 1.813 moradias, sendo 1.213 por meio dos projetos da Prefeitura e 600 através das entidades habitacionais.
A Secretaria de Habitação, em parceria com a iniciativa privada, tem 784 unidades habitacionais com projeto aprovado que serão construídas na região do bairro Jardim da Balsa, vinculadas à Faixa 1,5 do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. Há também empreendimentos previstos, para faixa 1,5 do PMCMV, entre eles, a segunda etapa do Condomínio Balsa, com 768 unidades, 310 unidades a serem lançadas na região do bairro São Luiz, e outras 416 próximas à região do bairro Carioba, todos em fase de estudos/aprovação. A expectativa do prefeito é terminar o mandato com 4 mil unidades entregues.
CRITÉRIOS
Para se inscrever é necessário ter mais de 18 anos, ser morador ou trabalhar em Americana há, pelo menos, cinco anos e não possuir imóvel. As pessoas que tiverem dúvidas no preenchimento do cadastro online ou não tiverem recursos para fazê-lo podem procurar a Secretaria de Habitação, que fica na Avenida Brasil, nº 1293, ou pelo telefone 3475-8700.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também