domingo, 26 outubro 2025
EMOÇÃO

Cães terapeutas visitam pacientes na Santa Casa em Santa Bárbara d’Oeste

Animais são do projeto "Cães que Curam", do grupo "Raças de Peso"
Por
Cristiani Azanha

Uma manhã diferente e emocionante na Santa Casa de Santa Bárbara d’Oeste. Pela primeira vez, pacientes de diversas alas receberam uma visita especial e peluda. Os cães terapeutas do projeto Cães que Curam”, do grupo “Raças de Peso”, levaram alegria, afeto e a comprovação dos benefícios da cinoterapia no ambiente hospitalar, nesta quinta-feira (24).

Alegria
De recepção à UTI, o time de voluntários e seus amigos de quatro patas percorreu a pediatria, maternidade, ortopedia e ala clínica, espalhando sorrisos e quebrando a rotina de internação. A presença de animais em hospitais é reconhecida por humanizar o ambiente, reduzir a ansiedade, o estresse e até mesmo ajudar na liberação de hormônios do bem-estar e na redução da dor, conforme apontam estudos sobre a terapia assistida por animais.

Foi a primeira visita do grupo na unidade. Foto: Divulgação

O destaque da equipe é a cadela Cindy, uma American Pitbull Terrier. Resgatada de maus-tratos e com histórico de dificuldade de convivência com outros animais, ela é hoje a “camisa 10” do time, interagindo perfeitamente com humanos e seus companheiros caninos. A presença de raças como a Pitbull Terrier e a Brazilian Bull tem um propósito adicional: desmistificar a imagem de cães “agressivos”, mostrando que o afeto e o treinamento transformam.

Diversidade
Além de Cindy, a matilha do bem contava com a Savana (uma Brazilian Bull), a charmosa Miss (American Bully Pocket), a carinhosa Bela (Golden Retriever) e o único macho, Venon (Exotic Bully).

Foi justamente Venon que protagonizou o momento de maior emoção. Na UTI, onde voluntários e familiares foram orientados a não gravar devido ao estado dos pacientes, o cão proporcionou uma cena inesquecível.

A primeira visita do “Cães que Curam” na Santa Casa de Santa Bárbara d’Oeste reforça o papel transformador da cinoterapia, provando que o carinho de um animal é um poderoso remédio sem contraindicações.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também