terça-feira, 12 agosto 2025

Câmara de Americana volta a prorrogar CEI da Ivo Macris

A Câmara de Americana prorrogou ontem mais uma vez, por mais 120 dias, o prazo para a CEI (Comissão Especial de Inquérito) apurar as obras da Estrada Ivo Macris, que liga Americana, Cosmópolis e Paulínia.Com isso, os trabalhos ficam para 2021.

A publicação saiu no Diário Oficial da Câmara. O prazo já havia sido prorrogado em maio e em dezembro do ano passado e depois no fim de janeiro deste ano.

A CEI foi constituída em maio de 2019, “para investigar supostos fatos irregulares, em atos e omissões relacionados à licitação e à execução das obras da Estrada Municipal Ivo Macris (SP-332), em especial a execução das obras de melhoramentos e pavimentação da estrada vicinal, com extensão de 14.471,34 metros quadrados”.

A CEI é formada pelo presidente Juninho Dias (MDB), além de Odair Dias (Pros), Odir Demarchi (PL), Léo da Padaria (PV), Geraldo Fanali (PV) e Otto Kinsui (Cidadania).

Os vereadores iam se reunir semana passada para seguir com os trabalhos, mas o encontro foi adiado por falta de quórum, pois só compareceram Juninho, Fanali e Odir.

Segundo a assessoria de Juninho Dias, a comissão pediu no fim de fevereiro à Câmara que disponibilizasse um engenheiro civil para ajudar na investigação. A reportagem questionou a Casa de Leis, mas não obteve resposta.

A ESTRADA

Em 17 de fevereiro, a Justiça concedeu liminar para a realização de perícia na Ivo Macris para constatar a qualidade do asfalto executado no trecho, há dez anos. O pedido de liminar havia sido feito pela Prefeitura de Americana, em ação civil pública movida contra o DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Quem propôs a ação foi o promotor Ivan Carneiro Castanheiro, que tem um inquérito civil em andamento sobre o assunto.

O promotor havia pedido agilidade na realização da perícia por causa dos acidentes constantes ocorridos no trecho, atribuídos às “péssimas” condições do asfalto.

Segundo o promotor, a intenção é apurar se a obra foi feita dentro das especificações técnicas. A estrada tem fluxo intenso de veículos, especialmente de caminhões que a usam como rota de fuga de pedágio.

Em 25 de agosto, foi nomeado perito para o serviço.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também