A Câmara Municipal de Nova Odessa realizou, nesta terça-feira (13), um debate para apurar supostas irregularidades na execução de uma emenda impositiva de R$ 82 mil destinada ao evento “5° Desafio da Independência”, realizado no feriado de 7 de setembro.
Secretários convocados
O debate contou com a presença do secretário adjunto de Segurança Pública e ex-vereador, Silvio Natal, e do secretário de Esportes e Lazer, Ângelo Foroni, convocados para prestar esclarecimentos. Também foi convidado o representante responsável pela organização da corrida, que não compareceu.

“Quando as pessoas dizem que o Natal é o dono da corrida, isso acontece pela forma como nos veem nos eventos, eu sou um amante do esporte. Então, as pessoas olham para o Desafio e falam que é do Cabo Natal. Mas, de forma alguma, o evento é da Prefeitura de Nova Odessa. […] A empresa organizou o evento porque houve uma verba pública destinada a ele, e foi necessária a contratação da empresa para utilizar esse recurso e realizar a corrida”, afirmou Natal.
A denúncia, representada pelos parlamentares por meio de requerimento, aponta um possível favorecimento na aplicação dos recursos públicos e questiona o fato de o evento, que teria inscrições custeadas em partes pela emenda. O caso foi destacado pelos vereadores Oséias Jorge (PSD), Paulinho Bichof (Podemos) e Marcelo Maito (União), que defenderam a necessidade de transparência no uso das emendas impositivas.
Projetos e requerimentos
Além do debate sobre o “Desafio da Independência”, a sessão ordinária também aprovou o projeto de lei, de autoria do Executivo, que denomina “Rua Geraldo Lemme” a rua 7, localizada no loteamento Altos do Klavin. A proposta recebeu parecer favorável das comissões permanentes.
Os parlamentares apreciaram também diversos requerimentos. Entre eles, o requerimento, de Paulinho Bischoff, que solicita informações ao prefeito sobre a fiscalização de bebidas adulteradas em pontos de venda do município; o requerimento, de Marcelo Maito, que pede informações ao Executivo sobre a instalação de uma placa de identificação no Conselho Tutelar de Nova Odessa; o requerimento, também de Paulinho Bischoff, que busca esclarecimentos sobre a responsabilidade pela iluminação pública no trecho que liga a Avenida São Gonçalo ao Loteamento Terras de São José; e o requerimento, de Márcia Rebeschini (União), que solicita informações sobre a limpeza de galhos secos e acúmulo de resíduos vegetais no bairro Recanto do Guarapari.