terça-feira, 2 setembro 2025
LEGISLATIVO

Câmara de Santa Bárbara debate creches e pavimentação em sessão ordinária

Parlamentares relataram que têm recebido reclamações de moradores que não conseguem efetivar a matrícula de crianças nas unidades do município
Por
Felipe Gomes
Vereadores relatam reclamações de famílias sobre falta de vagas em creches e criticam qualidade do asfalto após obras do DAE. Foto: Câmara Municipal de Santa Bárbara

A dificuldade de famílias em realizar inscrições em creches municipais pautou a Câmara de Santa Bárbara d’Oeste nesta terça-feira (2). Parlamentares relataram que têm recebido reclamações de moradores que não conseguem efetivar a matrícula de crianças nas unidades do município.

“Muitas demandas são reclamações de mães que têm de trabalhar o dia todo e têm uma preocupação muito grande em não conseguir vaga para o filho. A gente não fala porque quer criticar a prefeitura, a gente fala porque chega reclamação”, afirmou o vereador Celso Ávila (Solidariedade).

Diante das queixas, o vereador e líder do governo, Juca Bortolucci (MDB), explicou que “são dois períodos de inscrições, no começo e no final do ano e não é possível realizar o pedido no meio do período”.

Outro ponto em debate foi a mobilidade urbana. Parlamentares cobraram melhorias na pavimentação asfáltica, considerada uma das principais demandas da população. Críticas foram feitas à qualidade da recomposição do asfalto após intervenções do Departamento de Água e Esgoto (DAE) em uma via do São Joaquim, que, segundo vereadores, resultaram em buracos, desníveis e desgaste precoce do pavimento.

A Prefeitura de Santa Bárbara foi procurada pela reportagem para comentar as denúncias, mas, até o fechamento desta edição, não houve resposta.

Projetos aprovados

Entre os projetos votados, está o projeto de lei complementar, de autoria do Poder Executivo, que extingue o único cargo de procurador do DAE. O servidor passará a integrar o quadro da Prefeitura, vinculado à Procuradoria Municipal.

Também foi aprovado o projeto de lei, de iniciativa do vereador Gustavo Bagnoli (PL), que cria o programa “Educar em Movimento” nas escolas da rede municipal. Outro destaque foi o Projeto de Decreto Legislativo nº 23/2025, do vereador Kifú (PL), presidente da Câmara, que concede o título de “Cidadão Barbarense” ao DJ Rogério Lemes Morais, conhecido como DJ Bugão.

Moções e homenagens

Além dos projetos, os vereadores aprovaram 13 moções de aplauso, protesto e apelo. Entre elas, estão reconhecimentos a lideranças religiosas, representantes da CPFL e integrantes da Guarda Civil Municipal, além de pedidos voltados à saúde pública, substituição de postes de energia, envio de ambulâncias e fortalecimento do Proerd.

No início da sessão, foi entregue a Moção de Aplauso nº 217/2025, de autoria do vereador Marcelo Cury (Republicanos), em homenagem ao atleta João Pedro Lopes de Paula, de 11 anos, que vem se destacando como lutador de jiu-jítsu.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também