quinta-feira, 25 abril 2024

Câmara de Sumaré aprova lei que reduz tarifa de esgoto

A Câmara de Sumaré aprovou na última terça-feira um projeto de lei que modifica o cálculo da tarifa de coleta de esgoto, reduzindo o valor cobrado na cidade. A proposta, que agora depende da sanção do prefeito Luiz Dalben (PPS), determina que a tarifa cobrada pelo tratamento do esgoto corresponda a 80% do volume de água faturado. Atualmente a proporção é de 100% de esgoto para 100% de água. 

Segundo o autor do projeto, aprovado por unanimidade, o vereador Joel Cardoso da Luz (SD), o atual sistema não é justo, “já que apenas o montante de 80% da água que é consumida nas residências retorna na forma de esgoto”. O correspondente a 20%, diz o parlamentar, é perdido na rega de jardins, no consumo de alimentos, na construção civil, na evaporação e em vazamentos. 

De acordo com o projeto, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), estabeleceu nas redes coletoras de esgoto sanitário o “coeficiente de retorno (despejo) de 0,8”, confirmando, de acordo com o vereador, o fato de que apenas 80% da água consumida é devolvida ao meio ambiente como esgoto. 

O parlamentar lembra que a nova tarifa, caso vigore, seria cobrada segundo valores vigentes e evidentemente somente sobre imóveis servidos por sistema de redes coletoras, respeitadas as isenções previstas em lei. 

A BRK Ambiental, concessionária que opera o sistema de água e esgoto de Sumaré, foi procurada ontem pela reportagem para comentar o projeto, mas informou, via Assessoria de Imprensa, que não vai se manifestar. 

BRK ANUNCIA DESCONTO EM CONTAS DE ÁGUA  

A BRK Ambiental, concessionária dos serviços de saneamento de Sumaré, anunciou ontem que vai aplicar um desconto de 10% sobre a tarifa mínima de água (10m³), nas contas dos imóveis que tiveram o abastecimento interrompido entre os dias 30 de julho e 3 de agosto. A dedução será feita no mês de novembro, em cumprimento à Nota Técnica nº 25/2019 da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A falta de água foi decorrente de uma obra para a modernização do sistema de captação da cidade e atingiu os bairros que são abastecidos pela Sistema II, que atende cerca de 70% da cidade. 

Neste cenário, um imóvel que tenha consumido, por exemplo, 13m³, receberá um desconto de 10% na primeira faixa de consumo de água (10m³), mas não sobre toda a fatura, uma vez que os 3m³ restantes não entram no cálculo. 

A lista completa de bairros cujos imóveis terão o desconto está no site da concessionária, em www.brkambiental.com.br/sumare. 

Em caso de dúvidas sobre o reajuste, a população pode entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24h por dia.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também