
Os vereadores de Americana se reuniram nesta segunda-feira (18) e definiram os últimos detalhes de dois Projetos que propõe o reajuste em 0% nos subsídios dos vereadores, prefeito, vice-prefeito e dos secretários municipais. As proposituras devem ser apresentadas, em regime de urgência, na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (19).
Conforme o TODODIA noticiou, em dezembro do ano passado, o aumento do subsídio foi retirado da pauta por falta de votos, após os parlamentares tentarem colocar o assunto em regime de urgência.
A informação da reunião foi confirmada pelo vereador Leco Soares (Podemos) “É um projeto da mesa diretora da Câmara e deve entrar sim (em votação). Foi discutido na reunião de hoje (segunda-feira) e ficou decidido que vão resolver amanhã se entrará em regime de urgência”, disse Leco.
A Lei Eleitoral define que o reajuste deve ser aprovado seis meses antes das Eleições de outubro, mesmo se for nulo, para os vereadores que exercerão os mandatos a partir de janeiro de 2025. O prazo terminaria em abril, mas a base que tentou levar o reajuste de 40% no ano passado, decidiu recuar após a desistência de alguns vereadores por conta da medida ser impopular no período pré-eleitoral.
Na época, o líder de governo Lucas Leoncine (PSDB), já havia adiantado ao TODODIA que seria proposto o reajuste de 0% neste ano. Para entrar em regime de urgência, o Projeto precisava de 10 votos e mais 10 votos para ser aprovado. Porém, os vereadores Dr. Daniel (PDT) e Juninho Dias (MDB) voltaram atrás na assinatura e decidiram não participar de última hora.