quarta-feira, 10 setembro 2025
TRABALHO VOLUNTÁRIO

Câmara homenageia Os Griots, palhaços que levam alegria aos pacientes do Hospital Estadual de Sumaré

Homenagem partiu do vereador Tião Correa, que conheceu o trabalho do grupo ao visitar parentes e amigos internados
Por
Vagner Salustiano

Os voluntários da ONG Os Griots – Os Contadores de Histórias que atuam no HES (Hospital Estadual de Sumaré) foram homenageados pela Câmara de Vereadores da cidade na sessão de terça-feira (09).

Duas décadas
Os Griots atuam há 20 anos no Hospital Estadual, visitando pacientes, acompanhantes e profissionais da Saúde, em áreas como pediatria, maternidade, clínica adulta e emergência.

O grupo utiliza a figura do palhaço, contando histórias e fazendo brincadeiras com o público. Todo o trabalho realizado é 100% voluntário, sem nenhum vínculo empregatício, remuneração ou contrato.

Os voluntários levam o conceito de humanização hospitalar ao pé da letra, interagindo com o público e aliviando momentos de tensão, dor e sofrimento através do lúdico.

Os voluntários levam o conceito de humanização hospitalar ao pé da letra. Foto: Câmara de Sumaré

“Setor de Humanização” do HES
Quem explicou o trabalho realizado foi um dos voluntários há mais tempo no projeto, Márcio Henrique Cristino, o “Doutor Brigadeiro”. “Nosso trabalho consiste em fazer o processo de humanização em ambiente escolar. A gente visita os pacientes que se encontram no hospital e estendemos essa visita também para os acompanhantes e para toda a equipe hospitalar. Todo mundo passa pelo nosso ‘setor de humanização’. Mesmo que seja por poucos minutos, a gente tenta gerar um impacto na vida daquele paciente. E a gente tem vários relatos, de pessoas que a gente acaba reencontrando. Esse é o nosso ganho quando a gente faz a humanização no ambiente escolar”, explicou o voluntário.

Atualmente, são 20 voluntários atuando junto ao Hospital Estadual. Foto: Os Griots

Segundo ele, o resultado sempre é satisfatório, tanto para o paciente, quanto para o palhaço voluntário. “Na verdade, não começa nem no dia seguinte: a gente já sai de um quarto como sentimento de missão cumprida, de que conseguimos tirar aquela pessoa do momento de angústia e aflição. E geralmente eles falam que a gente devia estar lá todo dia, o tempo todo”, completou o voluntário.

Parentes e amigos aprovam
A homenagem partiu do vereador Tião Correa (PSDB), que conheceu o trabalho do grupo ao visitar parentes e amigos internados no Hospital Estadual. “Eles foram muito importantes quanto amigos e familiares estiveram lá internados e viram esse trabalho. Mês passado eu estive lá (no Hospital Estadual) para conhecer o trabalho. E é muito importante, eles ajudam demais as crianças, todos aqueles que estão lá precisando, naquela agonia da doença. Eles trazem essa alegria para as pessoas, ajudam muito, por isso fiz essa homenagem mais do que merecida”, afirmou o parlamentar sobre o trabalho do grupo.

Voluntários destacam aceitação dos pacientes com as visitas de humanização. Foto: Os Griots

Arrecadação de brinquedos
Além das brincadeiras e histórias, os voluntários trabalham durante todo o ano arrecadando doações de brinquedos usados, porém em bom estado, que são lavados, higienizados, embalados e separados para serem dados em cada ação dentro do Hospital Estadual de Sumaré.

A ONG Griots existe desde 2003 e atua em hospitais, UPAs e lares de idosos da Região Metropolitana de Campinas, com um total de 180 voluntários ativos, distribuídos em vários dias e horários da semana. Em Sumaré, são 20 voluntários, que visitam o HES toda segunda-feira, das 18h às 21h.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também