
As Câmaras Municipais de Paulínia e Cosmópolis realizaram sessões ordinárias nesta terça-feira (3) com debates sobre obras públicas, serviços municipais e propostas voltadas ao atendimento das demandas da população.
Entre os temas discutidos estiveram um pedido de investigação envolvendo uma obra em Paulínia e a aprovação de uma moção relacionada à falta de abastecimento de água em Cosmópolis.
Paulínia
Na Câmara de Paulínia, um denunciante solicitou a abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito Danilo Barros (PL). O pedido aponta possíveis irregularidades na construção da nova ponte estaiada, obra que deve ligar os bairros Jardim Fortaleza e Calegaris à região do João Aranha.
O pedido foi discutido pelos vereadores durante a sessão, mas acabou sendo rejeitado pela maioria dos parlamentares. Durante o debate, vereadores argumentaram que o município já passou por momentos de instabilidade política e defenderam que eventuais questionamentos sobre a obra sejam analisados tecnicamente.
Outro tema apresentado na sessão foi uma indicação do vereador Lucas Barros (DC), que sugere que o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Paulínia (DPBEA) realize o primeiro atendimento emergencial a animais sem a necessidade de cadastro prévio.
A proposta tem como objetivo agilizar o socorro em casos de urgência, permitindo que o atendimento seja realizado de forma imediata.
Além desses temas, os vereadores apresentaram diversas indicações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida da população. Entre elas estão propostas para implantação de mini florestas urbanas, criação de um sistema de bicicletas compartilhadas, melhorias em drenagem urbana e ampliação de programas esportivos adaptados.
Cosmópolis
Na Câmara de Cosmópolis, os vereadores aprovaram a Moção nº 07/2026, apresentada pelos vereadores Junior Vieira (Progressistas), Heron Gomes (PL) e Matheus Pádua (Progressistas).
O documento manifesta repúdio à falta de abastecimento de água e à ausência de providências consideradas eficazes por parte do Executivo municipal para resolver o problema que tem afetado moradores da cidade.
Outra moção apresentada foi a Moção nº 08/2026, de autoria do vereador Felipe Tavares (Republicanos), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
O texto destaca não apenas a celebração das conquistas femininas, mas também a importância de reforçar o combate à violência doméstica e ao feminicídio, além de ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.
Durante a sessão, os vereadores também analisaram projetos voltados à transparência na administração pública, como a proposta que prevê a inclusão de QR Code em placas de obras municipais, permitindo que a população acompanhe informações sobre o andamento dos projetos.
Outro projeto apresentado trata da criação de penalidades administrativas para casos de maus-tratos contra animais, além de propostas voltadas à segurança viária e fiscalização do serviço público.




