Mobilização tradicional em Americana, a 15ª edição da “Caminhada pela Vida” aconteceu nesta quinta-feira (1º), e, como em anos anteriores, foi marcada pelo caráter reivindicativo e voltado à educação ambiental educativo, principalmente em relação à região dos bairros Jardim Ipiranga, Jardim Brasília e Jardim Terramérica.
Promovida pela Diaconia São Judas Tadeu e pela Associação dos Moradores do Jardim Brasília e Terramérica, a concentração aconteceu em frente ao Centro de Capacitação Profissional do Adolescente (CCPA), instituição que oferece capacitação para crianças e adolescentes de Americana, com cursos de informática, desenho, música, entre outros.
Os participantes se reuniram, majoritariamente vestidos com camiseta branca, cantaram o hino nacional, se aqueceram e saíram em caminhada. Partindo da Avenida Armando Sales de Oliveira, a caminhada passou por trechos da Avenida Iacanga, pelo bairro Jardim Brasília, até o Terramérica.
“Eu costumo sempre falar, nós, quanto cidadãos, sozinhos não conseguimos. Mas quando nos unimos é mais fácil cobrar o poder público. É isso que a gente quer, melhorias para o nosso bairro e a conscientização”, disse uma das organizadoras da caminhada, Maria José Creato.
As secretaria de Meio Ambiente e Saúde de Americana apoiaram a caminhada, com distribuição de água aos participantes e ações de conscientização ao combate contra o mosquito da dengue. A Guarda Civil Municipal de Americana (Gama) também esteve no evento.

REIVINDICAÇÕES
Quem esteve na caminhada pode participar de um abaixo-assinado com reivindicações ao poder público para melhorias na região. Entre as principais reivindicações estão a instalação de redutores de velocidade na Avenida Armando Sales de Oliveira, em frente à escola CCPA; revitalização do Coreto da Praça Luiz Boni, com instalação de academia ao ar livre; limpeza dos 42 cantos ajardinados no Jardim Ipiranga, sendo potencial criadouro do mosquito da dengue e animais peçonhentos; e a construção de um viaduto de transposição da SP-304 para desafogar o fluxo de veículos nos viadutos já existentes no Jardim Brasília e Cidade Jardim.