terça-feira, 8 abril 2025

Campanha de Vacinação contra polio e sarampo começa hoje na região

Começa hoje, com o “Dia D”, a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite. Cerca de 175,6 mil crianças entre um e cinco anos incompletos devem ser imunizadas na RMC (Região Metropolitana de Campinas). A imunização será feita a partir das 8h nos postos de saúde.
O surgimento de casos de poliomielite e o surto de sarampo em algumas regiões do Brasil levou a Secretaria de Saúde a antecipar a vacinação no Estado de São Paulo. Com isso, serão realizados dois “Dias D”, com postos abertos hoje e também no dia 18 para facilitar o acesso da população. A campanha segue até o dia 31 de agosto.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Americana, Simone Maciel, este ano a campanha será indiscriminada, já que mesmo crianças que receberam a vacina em anos anteriores deverão ser novamente vacinadas.
“Gostaria de fazer um alerta para os pais ou responsáveis que tiverem crianças nesta faixa etária, independente da situação vacinal, que as levem a uma unidade básica de saúde para receberam a dose adicional e assim ficarem protegidas contra essas doenças tão graves”, explicou Simone.
A campanha tem como objetivo a atualização de carteirinhas de vacinação das crianças e reforço, mantendo o estado de eliminação dessas doenças em todo o País.
“É muito importante que os pais mantenham as vacinas das nossas crianças em dia, protegendo-as contra doenças bastante agressivas”, disse o secretário de Saúde de Sumaré, Rubens Gatti.
Para a imunização, é necessário levar a carteirinha de vacinação ao posto de saúde mais próximo de sua residência. Além das ações especiais aos sábados, chamadas “Dia D”, as vacinas também estarão disponíveis para aplicação nos postos de saúde durante a semana.
Quem não pertence ao público-alvo da campanha também deve ir a um posto de saúde, durante a semana, com a carteirinha para atualização vacinal.
AS DOENÇAS
A poliomielite é causada por um vírus e acomete, em geral, os membros inferiores e tem como principais características a flacidez muscular, podendo levar à morte ou a sequelas paralíticas irreversíveis.
Já o sarampo também é causado por vírus, transmitido de pessoa a pessoa. Os sintomas são febre alta, erupções vermelhas na pele, coriza, tosse, pequenas manchas brancas no interior da bochecha e manchas vermelhas pelo restante do corpo. O vírus pode ainda causar lesões cerebrais e outras complicações que podem levar a óbito.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também