sexta-feira, 25 abril 2025
MAIS SAÚDE

Campinas amplia leitos de UTI pediátrica para enfrentar alta de casos respiratórios

Medida envolve abertura de 10 novos leitos até início de maio e suspensão de cirurgias eletivas no Hospital Mário Gattinho
Por
Guilherme Pierangeli
Hospital Pediátrico Mário Gattinho, em Campinas – Foto: Arquivo/PMC

A Prefeitura de Campinas anunciou a ampliação da rede de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Sistema Único de Saúde (SUS) municipal. Ao todo, serão disponibilizados dez novos leitos, com seis deles entrando em operação nesta sexta-feira (25), no Hospital Mário Gattinho. Outros quatro estarão disponíveis a partir de 1º de maio no Hospital da PUC.

Outras unidades e negociações em andamento

Além da expansão imediata, a Secretaria Municipal de Saúde negocia a contratação de quatro leitos adicionais junto ao Hospital Samaritano. Desde março, nove novos leitos já haviam sido abertos em unidades da cidade — cinco no Hospital Ouro Verde e quatro na Irmandade de Misericórdia, incluindo leitos de UTI e enfermaria.

Suspensão de cirurgias eletivas e reorganização de escalas

Com a ativação dos novos leitos no Mário Gattinho, o hospital suspenderá temporariamente as cirurgias eletivas. A medida visa priorizar o atendimento pediátrico durante o período de aumento nos casos de doenças respiratórias, que se intensifica entre abril e agosto. A situação será monitorada semanalmente.

Reforço na estrutura da Rede Mário Gatti

Outras ações envolvem a suspensão de férias e licenças-prêmio para servidores diretamente envolvidos no atendimento infantil durante maio, junho e julho. Também será feita a reorganização de estágios e escalas de profissionais residentes e autorizadas horas extras para médicos de áreas pediátricas.

Prevenção e orientações à população

A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe, disponível nos 68 centros de saúde da cidade para os grupos prioritários. A pasta também recomenda evitar ambientes fechados com crianças e priorizar a busca por atendimento em centros de saúde ou UPAs nos casos menos graves.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também