Campinas iniciou a ampliação do projeto Abrigo Amigo, iniciativa que leva tecnologia e acolhimento a passageiros em paradas de ônibus, com foco em mulheres que utilizam o transporte coletivo no período noturno, entre 20h e 5h. A nova fase começou na noite de quarta-feira (15), com a operação de mais um abrigo instalado na Avenida São José dos Campos, no Jardim Nova Europa.
Expansão do projeto
Segundo a Prefeitura, o município passará de 13 para 50 unidades do Abrigo Amigo até o fim deste ano. A expansão considera critérios como a demanda de embarque à noite, a proximidade de escolas, hospitais e postos de saúde, além do espaço disponível nas calçadas para garantir a circulação de pedestres.
“Com essa ampliação, saindo de 13 para 50 abrigos nas próximas semanas, vamos descentralizar o atendimento. Hoje eles estão concentrados no centro, e agora serão distribuídos por outras regiões da cidade, próximos a locais onde há maior movimento no transporte mais tarde. É um apoio que dá mais segurança, principalmente às mulheres”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

Atendimento e acolhimento remoto
Desde a implantação do projeto, em setembro de 2023, o sistema já registrou 1,9 mil chamadas, sendo 532 apenas neste ano. As centrais de atendimento são operadas por mulheres treinadas para oferecer companhia remota e acionar os órgãos de segurança ou saúde em caso de emergência.
A secretária de Políticas para Mulheres, Alessandra Herrmann, destacou que a ampliação coloca Campinas entre as cidades com maior cobertura proporcional do país. “Com 50 abrigos, Campinas terá uma rede superior à de algumas capitais. São Paulo tem cerca de 200 e Salvador 50, o que mostra o avanço da cidade nessa política pública”, afirmou.
Parceria e tecnologia
O projeto é uma parceria da Emdec com a Secretaria de Transportes e não utiliza recursos públicos. Ele conta com patrocínio de uma operadora de telefonia, responsável pela conectividade das chamadas de vídeo, e de uma empresa de mídia digital externa.
“Mais segurança aos usuários do transporte público. O Abrigo Amigo funciona das 20h às 5h e agora chegará também a regiões descentralizadas, próximas a locais de grande fluxo, garantindo mais proteção enquanto as pessoas esperam pelo transporte”, destacou o presidente da Emdec, Vinícius Riverete.
Acessibilidade e novos equipamentos
Os novos abrigos serão instalados em eixos importantes, como as avenidas Amoreiras, John Boyd Dunlop e Ruy Rodriguez. Os painéis agora utilizam monitores LCD de 85 polegadas, substituindo as antigas telas de LED, o que proporciona melhor qualidade de imagem e maior durabilidade.
As estruturas também contam com botões laterais mais intuitivos, placas em braile e atendimento em Libras, ampliando a acessibilidade e a inclusão no transporte público de Campinas.