quinta-feira, 20 fevereiro 2025
SAÚDE

Campinas confirma segundo caso de febre amarela em 2025

Paciente de 55 anos, que esteve em Sousas, recebeu alta após internação; novo óbito de macaco também foi registrado
Por
Guilherme Pierangeli

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou, nesta terça-feira (18), o segundo caso de febre amarela na cidade em 2025. O paciente é um homem de 55 anos, que costuma frequentar áreas do distrito de Sousas. Ele começou a ter sintomas no dia 27 de janeiro, e foi internado em um hospital particular no dia 30. Ele se recuperou, e recebeu alta em 4 de fevereiro. A confirmação de febre amarela veio após a conclusão de análises pelo Instituto Adolfo Lutz. A Secretaria de Saúde não encontrou registro de vacinação do paciente.

O primeiro caso confirmado no ano em Campinas resultou na morte de um homem de 39 anos, residente em uma área rural de Sousas, que também não havia sido vacinado.

Novo óbito de macaco e alerta para circulação do vírus

E além do novo caso em humanos, a Secretaria confirmou a morte de mais um macaco infectado pela doença. O animal foi encontrado sem vida no dia 2 de fevereiro, em uma área de mata próxima ao Rio Atibaia, em Sousas. Os macacos não transmitem a febre amarela, mas sua morte serve como alerta para a presença do vírus na região.

Campinas tem realizado ações de conscientização e vacinação domiciliar contra a febre amarela. Foto: Carlos Bassan/PMC

Vacinação e ações preventivas

Desde o final de janeiro, equipes de saúde intensificaram a vacinação em Sousas, incluindo visitas domiciliares iniciadas em 5 de fevereiro. Até o dia 15, 2.071 pessoas haviam sido imunizadas. A estratégia conta com a participação de 22 centros de saúde, com quatro novas unidades se juntando à ação até sexta-feira.

A vacinação é recomendada para moradores de Campinas a partir de 9 meses de idade que ainda não receberam a dose. Em áreas de risco, crianças entre 6 e 8 meses também estão sendo vacinadas. Pessoas com 60 anos ou mais precisam de avaliação médica antes da imunização.

Em 2024, a cobertura vacinal contra febre amarela em Campinas atingiu 83,6%, abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também