sábado, 12 abril 2025
Mostra

Campinas Decor 2025 traz novidades da arquitetura e design

Evento reúne 45 ambientes assinados por profissionais da região e vai até 8 de junho
Por
Guilherme Pierangeli
Mostra tem 45 ambientes em prédio histórico de Campinas – Foto: Guilherme Pierangeli

Começou a edição 2025 da Campinas Decor, a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior de São Paulo. O evento começou na sexta-feira (11) e vai até 8 de junho.

O tema deste ano é “Raízes”, com a proposta de unir memória afetiva, acolhimento e tecnologia. Segundo a diretora da mostra, Hebe Fontenele, a intenção é buscar aproximar a tradição da inovação. “A gente trouxe o desafio para os profissionais fazerem espaços onde eles tenham como referências do passado, que se conectem com o futuro, tecnologias, elementos modernos, com o aconchego, tradição, acolhimento do passado.”

Todo ano a mostra acontece em um prédio diferente de Campinas, que é revitalizado especialmente para o evento. Neste ano a Campinas Decor acontece na Casa de Nossa Senhora, localizada no bairro Ponte Preta, e conta com 45 ambientes criados por arquitetos, designers de interiores, engenheiros e paisagistas da região. “Aqui é um prédio histórico de 1940, ele foi idealizado pelo bispo Dom Barreto, pela Maria Vilac, aqui são mais de 3.200 metros quadrados de construção, temos pé direito alto, corredores amplos, uma madeira de qualidade antiga, histórica, e aqui o desafio foi revitalizar isso, a gente preservou os pisos, os ladrilhos, os pisos mais antigos, o que era mais moderno a gente revitalizou com um piso mais moderno e o desafio. E o desafio foi esse, a gente está muito satisfeito pela escolha do prédio, esse ano”, conta Hebe.

E tem ambientes de todos os tipos. O arquiteto Maycon Flamarion fez uma cabana moderna. “A ideia é que a gente pensou numa cabana dessas é o temporário, tipo Airbnb. Então a gente quis trazer muito essa estética, mas ter a tecnologia por trás. Eu acredito muito que a tecnologia está aí, e a gente incorpora ela no dia a dia pelas facilidades que ela traz. Mas eu acho que a gente nunca vai querer morar num espaço high-tech, num espaço que não tenha essa coisa mais aconchegante. Então aqui a gente fez essa mistura de elementos mais antigos, com toques até retros, misturando com coisas que a gente tem hoje à disposição para facilitar a nossa vida.”

Já a arquiteta e designer de interiores, Adriana Consulim fez o espaço de palestras do evento, e diz que muita gente já está querendo aproveitar o conforto do ambiente. “O espaço que concebi foi um espaço para relaxamento, para a pessoa se sentir bem, bem confortável, não se sentir incomodada durante a palestra, ter uma disposição que as pessoas possam conversar, discutir os temas entre si. Então a ideia foi desconstruir um pouquinho aquela ideia de prazer. Palestra ali em cima, todo mundo sentadinho, né? Então foi essa a ideia. Então eu acho que assim, o pessoal já de ver o espaço já quer participar, já fala assim, só de ver o espaço eu quero ir na palestra”, conta.

A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 14h às 21h, aos sábados, das 11h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h. Os ingressos podem ser adquiridos presencialmente ou pelo site campinasdecor.com.br, e custam entre R$ 35 e R$ 70. A bilheteria será encerrada uma hora antes do término da visitação.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também