
Os distritos do Ouro Verde e do Campo Grande, em Campinas, completam 10 anos de criação nesta quarta-feira (10). As duas regiões foram oficializadas em 2015, após aprovação em plebiscito realizado junto às eleições de 2014, quando 54,1% dos eleitores votaram pela transformação em distritos.
Segundo dados do IBGE de 2022, as duas áreas somam cerca de 250 mil habitantes. A Prefeitura afirma que a criação dos distritos deu maior autonomia administrativa às regiões e facilitou o planejamento urbano, viabilizando mais investimentos em infraestrutura, educação, saúde, mobilidade e áreas de lazer.
Ouro Verde: expansão de serviços e infraestrutura
O distrito do Ouro Verde concentra mais de 124 mil moradores em 72 bairros. Entre os avanços na última década, segundo a Prefeitura, estão a construção de cinco creches, um campus do Ceprocamp com mais de 3,2 mil alunos, além da implantação de quadras esportivas, campo society e complexo esportivo.
Na infraestrutura, foram pavimentados sete bairros e recapeados 30 km de vias. Também foram entregues 25 praças e áreas de lazer, com equipamentos esportivos e iluminação, além do plantio de 15 mil árvores e criação de três microflorestas urbanas.
A mobilidade ganhou reforço com o corredor do BRT de 14,6 km, o Terminal Vida Nova e quase 6 km de ciclovias.
No setor de saneamento, foram construídos dois reservatórios de água e um sistema de esgotamento sanitário.
Já na saúde, sete unidades foram reformadas e o Hospital Ouro Verde ampliou a capacidade cirúrgica em 50%.
Campo Grande: novos equipamentos de saúde e lazer
O Campo Grande tem 125 mil moradores distribuídos em 45 bairros, o Campo Grande também registrou obras em diferentes áreas. O distrito recebeu cinco creches, uma unidade do Ceprocamp com 2,8 mil alunos, quadras reformadas e o ginásio Jorge Mendonça revitalizado.
Na saúde, foram construídos dois centros de saúde e a UPA Campo Grande ganhou base do Samu e serviço de teleconsultas. Sete unidades básicas passaram por reformas.
Em mobilidade, o BRT implantou o corredor Campo Grande, com 17,9 km, e 12 trechos de ciclovias que somam quase 32 km.
Na infraestrutura, nove bairros receberam pavimentação e drenagem, além de 20 km de recapeamento e a reconstrução de duas pontes.
A região também recebeu 12 praças, 6 mil árvores e seis microflorestas, além do novo Parque do Jardim Bassoli, que será a maior área de lazer local, com infraestrutura esportiva, lagoas e áreas de recreação.
Significado histórico
Durante cerimônia comemorativa, o prefeito Dário Saadi destacou o papel das duas regiões no desenvolvimento da cidade. “Os distritos do Campo Grande e do Ouro Verde simbolizam a força e a diversidade de Campinas. Nosso compromisso é continuar investindo nessas regiões, levando serviços, infraestrutura e oportunidades que garantam mais qualidade de vida”, afirmou.