Começou nesta segunda-feira (9) o Campinas Innovation Week 2025. A cerimônia de abertura deu início a uma semana movimentada, em um evento que reúne autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo, com foco em tecnologia, inovação e inclusão de pequenos empreendedores no cenário digital.
Apoio federal ao pequeno empreendedor
Na manhã de terça-feira (10), o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, esteve no evento. Ele visitou estandes e participou de reuniões com prefeitos da Região Metropolitana de Campinas. O ministro destacou que o evento serve para mostrar que a inovação está ao alcance de todos. “As pessoas precisam ver as coisas, precisam ter contato com as coisas.
Quando elas veem a inovação chegando, às vezes assusta, a pessoa fala, acho que não é pra mim, eu sou uma cabeleireira, sou um manicure, eu não tenho nada a ver com isso. Mas você vai perceber que tem, porque as inovações também estão aqui, estão em todos os lugares, para os empreendedores todos. Então, se você vai ver um evento desse, você também busca oportunidade para novidades para a sua empresa”.

O Campinas Innovation Week começou já superando expectativas. A estimativa era que 18 mil visitantes comparecessem durante os cinco dias de evento., só que mais de 20 mil pessoas já se inscreveram. E o grande é o uso da inteligência artificial, tanto por parte de pequenos empreendedores quanto por grandes empresas.
“Tudo isso serve para você potencializar o pequeno empresário, além da gente chegar até aqui, as universidades, os institutos de pesquisa, o Ministério da Césio e Tecnologia que está aqui, para falar de tecnologia quântica. Que é um assunto muito mais avançado, elevado. Então, a nossa expectativa é que a gente possa atingir, de fato, um grande número de pessoas olhando para toda a cadeia, desde daquela pessoa pesquisadora que está dentro dos institutos, até o micropreendedor individual. Como é que você usa a tecnologia no seu dia a dia para potencializar aquilo que você já faz”, disse a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi.
Desenvolvimento empresarial com base tecnológica
Além do setor público, o Campinas Innovation Week também mobiliza a iniciativa privada. Rafael Cervone, presidente do Ciesp, (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) destacou o papel da inteligência artificial nas empresas, e a importância da capacitação para o uso eficiente dessas ferramentas. “Uma indústria 4.0 sem inteligência artificial é uma indústria simplesmente conectada.
Uma indústria 4.0 com inteligência artificial é uma indústria adaptativa, uma indústria que evolui, uma indústria com mais produtividade, e isso remete a gente mexer no mindset, na forma de pensar. Nós temos que inclusive saber como coletar dados, quais dados, e depois, com os dados, o que perguntar para a inteligência artificial. Se nós tivermos uma mente preparada, nós não vamos aproveitar.
Nós temos que usar a inteligência artificial como ferramenta. Mas nós temos que ainda acreditar na capacidade humana, é ela sim que faz a diferença, especialmente no início da tecnologia, o ser humano que alimenta o software e a inteligência para que ela seja uma ferramenta efetiva”.
O evento
O Campinas Innovation Week conta com quatro trilhas temáticas, com mais de 200 palestrantes distribuídos em quatro palcos. Ao longo da semana, serão mais de 70 horas de conteúdo voltado ao setor de inovação. Além disso, também é possível visitar os estandes de universidades, startups e empresas de tecnologia que apresentam soluções desenvolvidas localmente.
José Luis De Souza é presidente da Fitec, uma empresa que desenvolve novas tecnologias para variados setores. No evento estão sendo apresentados pela empresa equipamentos que permitem a exibição de imagens em 3D, sem a necessidade de uso de um óculos 3D, com sugestão de uso para apresentar produtos do varejo; Um equipamento que rapidamente realiza 9 aferições, como de temperatura, peso, pressão arterial, e eletrocardiograma, que pode ser utilizado na triagem de pacientes em hospitais; e também um sistema de vigilância para comércios que detecta movimentos suspeitos, facilitando a identificação de furtos. E todas essas tecnologias desenvolvidas hoje já pertencem a grandes empresas. “É mostrar o know-how da gente aqui, claro, oferecido para a empresa que quiser desenvolver algum software, algum equipamento conosco, nós desenvolvemos de tudo, software, hardware, etc. Agora os produtos são da Acer, são produtos da Vital Dock, da Nokia”, afirma Souza.
O evento segue até sexta-feira, sempre das 9h às 18h. A entrada é gratuita, mas é preciso se cadastrar pelo site campinasinnovationweek.com.br.
Serviço
- Campinas Innovation Week 2025
- De 9 a 13 de junho
- Das 9h às 18h
- Prédio do Relógio – Rua Francisco Teodoro, 1.050, Vila Industrial
Mais informações em: campinasinnovationweek.com.br