
A Emdec obteve na Justiça uma liminar que garante a continuidade parcial do transporte público durante paralisações de motoristas de ônibus. A decisão, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, determina que as empresas mantenham 60% dos funcionários em operação nos horários de pico e 50% nos demais períodos. O pedido foi feito após a paralisação nas primeiras horas desta quinta-feira (23) que afetaram o transporte coletivo da cidade.
Determinação judicial
O desembargador Wilton Borba Canicoba também marcou uma audiência de conciliação entre as empresas e o sindicato da categoria, com a presença da Emdec, para terça-feira (28), às 11h. Caso a decisão não seja cumprida, será aplicada multa de R$ 1 mil por trabalhador parado.
Paralisação e operação emergencial
A medida foi adotada após a paralisação de motoristas registrada na madrugada desta quinta-feira (23), entre 4h e 6h, em razão de atrasos salariais. A operação Paese, plano emergencial da Emdec, foi acionada com 28 ônibus de cooperativas para atender os principais corredores da cidade.
Monitoramento e terminais
Durante o período, agentes da Emdec acompanharam o movimento em garagens e terminais. O atendimento foi afetado nos eixos Ouro Verde, Barão Geraldo e Amarais. Nos terminais controlados por catracas, o acesso foi temporariamente suspenso para segurança dos usuários.





