
Campinas já tem data para entrar no clima natalino. A partir do dia 28 de novembro começa o Natal Caminhos dos Sonhos 2025, com atrações espalhadas pela cidade. O calendário inclui a Vila de Natal no Largo do Rosário, a Parada de Natal na Avenida Francisco Glicério, shows em mais de 15 bairros e espetáculos especiais no Centro de Convivência.
A programação foi anunciada nesta quarta-feira (17), durante coletiva de imprensa no Paço Municipal, com a presença do prefeito Dário Saadi, secretários municipais e representantes do comércio.
Tema
Com o tema ‘A festa para todos’, a proposta da Prefeitura é descentralizar as atrações, levando a magia do Natal para diferentes regiões de Campinas, além do centro da cidade. “Campinas já tem uma tradição de fazer um Natal que não é só centralizado, mas espalhado por toda a cidade. Este ano teremos a Vila do Papai Noel, a Parada de Natal e mais de 15 shows em bairros, além dos espetáculos no Centro de Convivência. É um evento gratuito, feito com apoio da iniciativa privada, da Câmara de Vereadores e da ACIC, que já ultrapassa as fronteiras de Campinas e atrai visitantes da região”, destacou o prefeito Dário Saadi.
Shows nos bairros
Os shows em bairros ainda terão as datas e locais divulgados. Já a Parada de Natal está marcada para 6 de dezembro, às 19h, na Avenida Francisco Glicério, com a participação de 1.500 artistas, carros alegóricos e grupos culturais.
Parcerias
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi, destaca que o evento ajuda a movimentar a economia da cidade. “A parceria da Prefeitura com a ACIC tem sido fundamental. Além de emocionar famílias, movimenta a economia dos bairros e do comércio da cidade. No ano passado, o evento custou cerca de R$ 3,9 milhões; este ano, deve chegar a R$ 4,5 milhões, somando investimentos públicos e privados. O Natal de 2025 será ainda maior, com mais atrações e impacto econômico para Campinas”.
Impacto na economia
A expectativa também é positiva para os lojistas. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Campinas, o faturamento deve crescer neste fim de ano no comparativo com o mesmo período do ano passado. “O Natal é a época mais importante para o comércio, principalmente no centro, mas também nos bairros que agora recebem eventos. A previsão é de um crescimento de 4,7% no faturamento, chegando a mais de 4 bilhões de reais em Campinas. Isso fortalece o pequeno, o médio e o grande comerciante, e com o clima natalino mais pessoas saem às ruas, compram e participam”, destacou a presidente da Acic, Nina Bertelli.
Centro de Convivência
No Centro de Convivência, que foi reformado e entregue em julho, estão previstos seis espetáculos dirigidos pela coreógrafa Fernanda Chamma. A ação faz parte de uma parceria da Secretaria de Cultura de Campinas com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado.
“Essa parceria trouxe a Fernanda Chamma para montar um musical inédito do Quebra-Nozes, com artistas e bailarinos de Campinas. Além das apresentações, os selecionados participam de cursos de produção de palco, figurino e gestão cultural, gerando formação profissional e empregabilidade. Serão quatro apresentações no Teatro Interno do Centro de Convivência, todas no fim do ano, dentro da programação do Natal Caminhos dos Sonhos”, disse a secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli.
Vila de natal
Outro ponto aguardado é a Vila de Natal, no Largo do Rosário, com 550 metros quadrados de decoração, aberta em 28 de novembro, às 20h, com a chegada do Papai Noel. Cinco pontos centrais da cidade também receberão iluminação especial: Rua 13 de Maio, Catedral Metropolitana, Praça Carlos Gomes, Prefeitura Municipal e o próprio Largo do Rosário.
Faltando pouco mais de três meses para o natal, Campinas já começa os preparativos. A expectativa é atrair milhares de visitantes de cidades da região para as atrações no Centro da cidade e os shows itinerantes.