quinta-feira, 13 novembro 2025
BEBIDA E DIREÇÃO

Campinas registra 274 mortes no trânsito relacionadas ao consumo de álcool desde 2020

Levantamento da Emdec mostra que jovens e motociclistas são as principais vítimas; Emdec lança nova campanha de segurança viária nesta quinta (13)
Por
Campinas registra 274 mortes no trânsito relacionadas ao consumo de álcool desde 2020

Campinas contabilizou 274 mortes no trânsito associadas ao consumo de álcool entre 2020 e julho de 2025, segundo levantamento do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, coordenado pela Emdec.

O balanço aponta que 145 vítimas morreram em rodovias que cortam o município e 129 em vias urbanas, o que reforça que o ato de beber e dirigir continua sendo um dos principais fatores de risco no trânsito campineiro.

Aumento de casos e perfil das vítimas
Em 2024, o álcool esteve presente em 58 das 156 mortes registradas — 25 em vias urbanas e 33 em rodovias. De janeiro a julho deste ano, já foram contabilizadas 17 mortes em acidentes envolvendo condutores ou vítimas que apresentavam sinais de embriaguez.

O estudo mostra que o perfil mais recorrente entre as vítimas é o de homens jovens: 91,2% eram do sexo masculino e 86 estavam na faixa etária de 20 a 29 anos. Os motociclistas representam 42,7% dos mortos, seguidos pelos pedestres (27,7%).

Emdec realiza ações de treinamento e conscientização, como simulados de acidente de trânsito (acima). Foto: Carlos Bassan/PMC

Campanha de conscientização
Diante dos dados e da reincidência do consumo de álcool como fator de risco, a Prefeitura de Campinas e a Emdec lançam nesta quinta-feira (13) uma nova campanha integrada de segurança viária. A ação reforça os alertas sobre os perigos de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas e incentiva o uso de alternativas seguras de deslocamento, como transporte público, aplicativos de mobilidade e o tradicional “motorista da vez”.

Infrações e penalidades
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica a condução sob influência de álcool como infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70, retenção do veículo e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses.

A nova campanha municipal pretende reforçar a conscientização de que mesmo pequenas quantidades de álcool comprometem os reflexos, reduzem a atenção e ampliam significativamente o risco de acidentes fatais.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também