segunda-feira, 15 setembro 2025
INFRAÇÕES

Campinas registra mais de 4 mil autuações em faixas exclusivas de ônibus em 2025

Maioria das infrações foi identificada por videomonitoramento, sobretudo na Avenida das Amoreiras
Por
Guilherme Pierangeli
Infrações foram registradas principalmente por videomonitoramento. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA

Entre janeiro e agosto deste ano, a Emdec contabilizou 4,1 mil infrações de motoristas que circularam irregularmente nas faixas exclusivas de ônibus. Do total, quase 65% (2,7 mil) foram detectadas por câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade.

Locais com mais ocorrências
A Avenida das Amoreiras concentrou a maioria das autuações, com 2,5 mil registros, especialmente nos trechos próximos à Rua Laranjal Paulista e à Avenida Prefeito Faria Lima. Em seguida, aparecem as avenidas Benjamin Constant e Senador Saraiva, que somaram 154 infrações.

A fiscalização por câmeras passou a funcionar entre dezembro de 2024 e maio de 2025. Os trechos monitorados no Corredor BRT Ouro Verde foram os mais impactados.

Queda em relação a 2024
Apesar do volume, houve redução de 13,3% em comparação ao mesmo período de 2024, quando 4,7 mil motoristas foram flagrados. Ao longo do ano passado, o total superou 6 mil infrações.

Infração gravíssima
O artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro classifica a prática como infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

Campinas conta com uma rede de faixas exclusivas e corredores de ônibus distribuídos por vias como Lix da Cunha, Glicério, Andrade Neves, Carolina Florence e José Paulino, além dos corredores BRT Campo Grande e Ouro Verde, que permanecem de uso exclusivo dos coletivos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também