terça-feira, 12 agosto 2025
NOVO POLO TECNOLÓGICO

Campinas terá centro de ciência e tecnologia do Exército em parceria com o estado

Área de 200 mil metros quadrados entre Campinas e Valinhos será destinada a empresas e startups voltadas para segurança, vigilância e defesa
Por
Guilherme Pierangeli

O início dos estudos para implantação de um novo polo tecnológico em Campinas foi formalizado nesta segunda-feira (11), com a assinatura de um memorando de entendimento entre a Prefeitura, o Exército Brasileiro e o Governo do Estado de São Paulo. O projeto prevê a instalação do Centro de Ciência e Tecnologia do Exército em parte da área da Coudelaria, que fica entre Campinas e Valinhos.

Assinatura na capital

A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. O documento foi assinado pelo prefeito Dário Saadi, pelo general Achilles Furlan Neto, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, e pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan. 

Segundo a Prefeitura, o espaço destinado ao futuro centro tem cerca de 200 mil metros quadrados e será voltado a empresas ligadas às áreas de defesa e segurança. “Hoje lançamos a semente de um ecossistema inovador que vai integrar ciência e tecnologia, consolidando Campinas como referência nacional e internacional em inovação”, explicou o prefeito.

Assinatura do memorando aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Foto: PMC

“É uma área que o Exército já tem e que será possível implantar essa nova unidade de tecnologia com o apoio do governo do estado. Gratidão ao Exército e ao governador por essa articulação que vai contribuir ainda mais com o desenvolvimento da área de inovação em Campinas”, complementou.

“A gente fica muito feliz com essa iniciativa do Exército, que foi intermediada pelo Governo de São Paulo, de levar o Parque Tecnológico de Defesa e Segurança para Campinas”, disse o governador Tarcísio de Freitas. Segundo ele, nada melhor do que uma cidade muito estruturada e vocacionada para educação, ciência e tecnologia como Campinas para sediar esse projeto. “Tenho certeza de que essa iniciativa vai fazer muita diferença na nossa cidade de Campinas”, comentou o governador Tarcísio de Freitas, que também participou da cerimônia.

O general Achilles Furlan Neto disse que o projeto é um sonho que se realiza. “Hoje foi um dia muito importante para a ciência e a tecnologia do Exército Brasileiro e para o próprio Exército. Campinas foi uma escolha óbvia pelo centro de inovação que a cidade é e sempre foi. Agora com a ajuda da Prefeitura de Campinas e do Governo de São Paulo, o Exército conseguiu finalmente realizar esse objetivo. Temos muita esperança de que vários produtos saiam dessa parceria e que o Brasil fique soberano em ciência e tecnologia como ele tem que ser”, disse.

Próximas etapas

O acordo estabelece um prazo de cinco anos para a realização de estudos técnicos, institucionais e jurídicos, além da definição das formas de participação de cada ente envolvido.

Fases de estudo

  • Estratégias para o início das atividades, consolidação do ecossistema e promoção da integração entre os setores público, privado e acadêmico.
  • Financiamento, infraestrutura, gestão ambiental e construção: discussão de possibilidades de fomento e desenvolvimento da infraestrutura física necessária, como laboratórios, centros de pesquisa, espaços para startups e áreas de testes;
  • Captação de talentos e estímulo à pesquisa;
  • Concepção dos ambientes de inovação, regulamentação e certificações;

Trabalho em conjunto

Um núcleo com representantes da Prefeitura, do Governo do Estado e do Exército ficará responsável pela coordenação da fase de concepção, que poderá envolver empresas de outros segmentos. As empresas interessadas deverão participar de chamamentos públicos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também