
Mais 60 novos ônibus passarão a integrar a frota do transporte coletivo de Campinas. Os veículos, adquiridos pela empresa Campibus, representam uma renovação de mais da metade da frota operacional da concessionária. Com o novo lote, o número total de veículos novos na frota atual deve chegar a 110.
Veículos em preparação para iniciar operação
Dos 60 ônibus, dez estão em fase final de preparação para começar a circular e outros nove seguem em montagem e inspeção. A empresa responsável iniciou os ajustes necessários, como pintura da carroceria e documentação, antes da entrada em operação. As características dos veículos foram validadas por equipes da Emdec em visita à fábrica em Botucatu (SP).
O prefeito Dário Saadi ressaltou que a antecipação da renovação da frota acontece antes da nova licitação do transporte. “Já são 30 novos veículos circulando e, com mais este lote, teremos mais de 100 novos ônibus no total”, afirmou.
Detalhes técnicos dos novos modelos
Os novos ônibus têm quatro portas, ar-condicionado e tomadas USB. São do modelo Euro 6, com 12,7 metros de comprimento, potência de 208 cavalos e capacidade para transportar até 62 passageiros — sendo 33 sentados e 29 em pé.
Outros 30 veículos já circulam pela cidade
Além desse novo lote, outros 30 veículos adquiridos em abril já estão operando nos corredores dos bairros Ouro Verde, Nova Europa, Parque Jambeiro e Swiss Park.
As empresas responsáveis por esses ônibus são a VB Transportes e a Onicamp Transporte Coletivo. Mais 20 veículos ainda devem ser incorporados às frotas das empresas para completar os 50 previstos.
As linhas já atendidas incluem a 114, 115, 125, 402, 404, 429 e 430. Outros ônibus devem atender às linhas 117, 136 e 191, além de linhas alimentadoras. Houve necessidade de ampliar o prazo de entrada em operação devido a etapas do processo de aquisição.
Nova licitação prevê renovação total da frota
A renovação completa da frota está vinculada à nova licitação do transporte coletivo, que inclui veículos com ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras, GPS e computadores de bordo.
A consulta pública foi encerrada em 2 de julho com 1.130 participações. O edital será publicado após análise das sugestões, com prazo de 45 dias úteis para apresentação das propostas.