quinta-feira, 18 abril 2024

Campinas lança botão contra assédio no transporte público

Os dados de quem denuncia são protegidos, e o cadastro é feito uma única vez na instalação ou atualização do aplicativo da Emdec

Campinas | Prefeito no lançamento do projeto Bela (Foto: Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas)

A Prefeitura de Campinas lançou, nesta terça-feira (24) um “botão de emergência” no celular para que mulheres denunciem situações de assédio sexual no transporte público.

O projeto, batizado de “Bela” (Botão de Emergência na Luta contra o Assédio) está disponível no aplicativo da Emdec para celulares, e permite que a vítima acione a Guarda Municipal e indique, com apenas um clique, a linha em que o crime está ocorrendo ou ocorreu.

Os dados de quem denuncia são protegidos, e o cadastro é feito uma única vez na instalação ou atualização do aplicativo da Emdec. O sistema funciona para Android e iOS.

De acordo com a prefeitura, após acionar o botão, a solicitação da vítima é encaminhada à Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e à Guarda, que comunicam uma viatura. O sistema usa georreferenciamento, e mostra quais são as linhas que estão na área no momento da denúncia. O sistema fornece aos guardas o trajeto do veículo para abordagem do assediador, que será apresentado à Polícia Civil.
Segundo a prefeitura, são registrados de 20 a 30 casos de assédio por ano no transporte público, mas é consenso que os números são subnotificados. Estatística apresentada pela prefeitura no lançamento do projeto apontam que 97% das passageiras já sofreram assédio sexual no transporte público.

“Desejamos que o aplicativo tenha sucesso na rede de proteção às mulheres. É um instrumento de tecnologia que a mulher terá para se proteger desse absurdo, ato horrível, que é o assédio sexual dentro dos ônibus”, disse o prefeito Dário Saadi (Republicanos). 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também