quarta-feira, 18 fevereiro 2026
BALANÇO DA FOLIA

Carnaval de Campinas reúne 288 mil pessoas e supera público de 2025

Evento contou com 64 blocos, 500 horas de programação e mobilização integrada de órgãos públicos
Por
Guilherme Pierangeli

O Carnaval de Campinas reuniu 288 mil pessoas ao longo de nove dias de programação em 2026, superando o público de 2025, quando 250 mil foliões participaram das atividades. Ao todo, 64 blocos desfilaram pela cidade, somando 500 horas de programação entre o pré-Carnaval e os dias oficiais de festa.

A edição de 2026 teve dois finais de semana de pré-Carnaval, em 31 de janeiro e 1º de fevereiro, além de 7 e 8 de fevereiro, e cinco dias de programação oficial entre 13 e 17 de fevereiro. No ano anterior, foram 60 blocos e 240 horas de atividades considerando o mesmo período.

Blocos ocuparam diversas áreas públicas da cidade. Foto: Rogério Capela/PMC

Participação do público
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destacou a presença de famílias nos blocos realizados em diferentes regiões da cidade. “É uma alegria ver as pessoas curtindo a folia e ocupando os espaços públicos. Tivemos muitas famílias participando, crianças, jovens e idosos aproveitando a programação com segurança. O Carnaval de Campinas mostra a força da nossa cultura e como a festa pode ser democrática e acolhedora”, declarou.

Entre os participantes, a moradora Jéssica Andrade esteve no bloco União Altaneira. “Eu vim com meus amigos e achei tudo muito tranquilo e animado. Foi bonito ver tanta gente reunida, famílias inteiras curtindo. O União Altaneira trouxe uma energia incrível”, comentou.

Paulo Antunes também participou da programação no bloco Unidos da Tribo. “O Carnaval de Campinas está cada vez melhor. Curti muito o Unidos da Tribo, estava organizado e com uma vibração muito positiva. Dá orgulho ver a cidade promovendo uma festa assim”, afirmou.

Mais tempo de folia
Segundo a Administração municipal, a ampliação do tempo de programação em 2026 resultou em mais horas de atividades culturais nas ruas da cidade, com blocos espalhados por diferentes regiões.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também