domingo, 8 fevereiro 2026
TEMPORAL

Chuvas causam alagamentos em imóveis e levam ao fechamento de 12 parques neste domingo (8) em Campinas

Defesa Civil registrou oito ocorrências no sábado (7) e Prefeitura suspendeu funcionamento de áreas verdes após alto volume de precipitação
Por
Guilherme Pierangeli
Chuva foi mais intensa nas regiões Sul e Centro/Leste da cidade. Foto: Carlos Bassan/Arquivo PMC

As chuvas que atingiram Campinas no sábado (7) provocaram alagamentos e outros transtornos em diferentes regiões do município. A Defesa Civil de Campinas registrou oito ocorrências entre 15h03 e 22h05, com predominância de alagamentos em imóveis, totalizando seis atendimentos desse tipo. O volume de chuva acumulado chegou a 123,9 milímetros.

Além dos alagamentos, houve registro de queda de muro no Jardim Shangai e um deslizamento de terra sobre via pública no Jardim Aurélia, na região Norte, ocorrido no início da noite.

No distrito de Sousas, o Rio Atibaia transbordou, atingindo vias públicas, como as ruas Maneco Rosa e 15 de Novembro. A Defesa Civil segue monitorando o nível do rio.

Não houve registro de vítimas, desalojados ou desabrigados. As equipes permanecem em acompanhamento das áreas afetadas e prestam atendimento conforme a demanda.

Parques fechados após volume elevado de chuva
Em razão das chuvas acumuladas, a Prefeitura de Campinas determinou o fechamento de 12 parques públicos neste domingo, 8 de fevereiro. A medida segue o decreto municipal nº 24.175 de 2025, que prevê a interrupção do funcionamento de parques e bosques em regiões onde o índice de precipitação ultrapassar 80 milímetros em 72 horas.

Lista de parques com funcionamento suspenso
Na região Centro/Leste, permanecem fechados o Bosque Chico Mendes, Bosque da Paz, Bosque dos Jequitibás, Lago do Café e Parque Portugal (Lagoa do Taquaral).

Na região Sul, não funcionam o Bosque São José, Bosque dos Artistas, Bosque dos Guarantãs, Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), Parque Ecológico Benevenuto Tilli, Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e Parque das Águas.

Os demais parques da cidade permanecem abertos normalmente.

Canais de atendimento em caso de emergência
Para situações relacionadas a alagamentos, inundações e quedas de árvores, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Emergências de trânsito devem ser comunicadas à Emdec pelo número 118. Ocorrências que demandem atendimento do Corpo de Bombeiros podem ser informadas pelo telefone 193. Solicitações de vistoria para poda ou extração de árvores devem ser feitas pelo telefone 156, da Prefeitura.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também