quarta-feira, 4 fevereiro 2026
TECNOLOGIA E SEGURANÇA

Corredores do BRT de Campinas passam a ser 100% monitorados por câmeras

Por
Redação

Os três corredores do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) de Campinas iniciaram o ano com monitoramento completo, totalizando 232 câmeras ativas. Os últimos 12 equipamentos foram ativados pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) no Terminal BRT Ouro Verde, nesta terça-feira (3), e concluíram a cobertura do Corredor BRT Ouro Verde.

Segundo a Emdec, as câmeras cobrem todos os espaços dos terminais e estações, incluindo escadas rolantes, catracas, acessos e áreas de circulação, e operam 24 horas para apoio na identificação de evasão de tarifa, furtos e atos de vandalismo. Os equipamentos estão integrados a uma central instalada na sede da Emdec, e as câmeras voltadas ao viário também são integradas ao CCO (Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte) da empresa.

Agora, a totalidade das estações e terminais BRT é monitorada por câmera. Foto: Emdec/Divulgação

Cobertura nos corredores
No Corredor BRT Ouro Verde, o monitoramento abrange quatro terminais (Ouro Verde, Campos Elíseos, Santa Lúcia e Vida Nova) e dez estações (João Jorge, Mário Gatti, São Bernardo, Parque Industrial, Anhanguera, Vila Rica, Piracicaba, Capivari, Morumbi e Marajó).

A expansão do videomonitoramento ocorreu de forma gradativa e incluiu a implantação de fibra óptica ao longo dos trechos. O Corredor BRT Campo Grande, conforme a Emdec, ficou 100% operacional e 100% monitorado a partir de fevereiro de 2025, com três terminais (Campo Grande, Satélite Íris e Mercado) e 14 estações (Nova Esperança, Rossin, Florence, Bela Aliança, Bandeirantes, Ipaussurama, PUCC/Roseira, Londres, Garcia, Aurélia, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária). O Corredor Perimetral também é totalmente monitorado, com quatro estações: Pompéia, Cidade Jardim, Jardim Miranda e Aurocan.

A Emdec informou que todos os pontos contam com sinalização sobre a presença das câmeras, conforme prevê a legislação.

Queda em furtos e vandalismo
Levantamento da Emdec aponta redução nos registros de ocorrências nas estações e terminais. Os casos de furtos caíram 47%, de 66 em 2024 para 35 em 2025. Já os atos de vandalismo tiveram queda de 19%, de 145 em 2024 para 117 em 2025.

A somatória de furtos e vandalismo passou de 211 ocorrências em 2024 para 152 em 2025, queda geral de quase 28%, segundo o levantamento.

Monitoramento do BRT na central de segurança. Foto: Emdec/Divulgação

Como funciona e como denunciar
De acordo com a Emdec, operadores das centrais de monitoramento visualizam as ocorrências e comunicam equipes de campo, que se deslocam aos locais e, quando necessário, acionam a GM (Guarda Municipal) ou a PM (Polícia Militar). Além das câmeras, a Prefeitura informou que há rondas diárias de segurança patrimonial, com uma viatura dedicada por corredor e um veículo de apoio para situações emergenciais.

A população pode relatar casos de vandalismo contra infraestruturas de transporte e mobilidade à Emdec pelos canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118, portal www.emdec.com.br/faleconosco, WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot no site da empresa. Denúncias relacionadas à segurança pública podem ser feitas à Guarda Municipal pelo 153.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também