sexta-feira, 26 abril 2024

Covid: Campinas reduz ocupação de atividades e eventos para 50%

Decreto do prefeito Dário Saadi passa a valer neste sábado (15) para tentar conter o alto índice de transmissão da nova variante Ômicron do coronavírus

Prefeito de Campinas, Dário Saadi, anunciou nesta quinta novas regras para eventos de entretenimento, culturais, esportivos e de lazer (Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas)

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), anunciou nesta quinta-feira (13), em transmissão pelas redes sociais, uma redução de 100% para 50% na ocupação permitida em atividades e eventos de entretenimento, culturais, esportivos e de lazer, com pessoas sentadas ou em pé. A medida, que visa diminuir o altíssimo índice de transmissão da nova variante Ômicron do coronavírus, passa a valer a partir deste sábado (15).

“A redução de público de 100% para 50% vale para grandes eventos e não se aplica aos restaurantes e igrejas, porém as medidas sanitárias devem ser mantidas, entre elas o distanciamento e o uso de máscara”, disse.

Segundo diretora de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben, a decisão de reduzir público em grandes eventos foi tomada a partir de estudos técnicos sobre a transmissão da nova variante Ômicron. “Houve uma ampla discussão antes de adotarmos essa medida, que visa aumentar a margem de segurança e diminuir a transmissão”.

Os estabelecimentos que forem realizar eventos devem continuar respeitando as seguintes regras: comprovação do esquema vacinal completo; exigência de teste negativo de covid-19 para menores de 12 anos; exigência do uso de máscara; disponibilização de álcool em gel 70%; e adoção de medidas para evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

Os estabelecimentos que não cumprirem as normas, bem como a redução de capacidade de público, estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação sanitária.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também