
A Emdec e a Unicamp firmaram contrato que regulamenta a fiscalização de trânsito no interior da Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, o campus da universidade em Barão Geraldo. A medida começa com uma fase educativa em 2 de março, e prevê aplicação de multas formais a partir de 16 de março.
O acordo, com duração de 1 ano, inclui operação e controle de tráfego, monitoramento, fiscalização e ações educativas voltadas à segurança viária. A iniciativa partiu da Prefeitura Universitária da Unicamp, com foco na redução de ocorrências e no cumprimento das normas previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Campanha educativa e multas “morais”
Entre 2 e 13 de março, agentes educadores da Emdec e profissionais da SVC (Secretaria de Vivência nos Campi) realizarão abordagens no campus. Durante o período, veículos estacionados irregularmente receberão multas “morais”, de caráter orientativo, com informações sobre a legislação e o uso correto das vagas.
Os materiais educativos reforçam a obrigatoriedade do uso de credencial física ou digital para ocupação de vagas exclusivas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, além do respeito à sinalização, às áreas regulamentadas, às faixas de pedestres e às rampas de acessibilidade.
Faixas informativas serão instaladas em pontos estratégicos, e o arco de entrada da universidade exibirá mensagem alusiva à campanha.
Fiscalização e autuações
A partir de 16 de março, os agentes da mobilidade urbana poderão aplicar autuações em casos de estacionamento irregular e uso indevido de vagas exclusivas. Dois agentes atuarão no campus entre 7h e 19h, conforme disponibilidade operacional.
A fiscalização poderá ocorrer também mediante denúncias feitas pelo telefone 118, que funciona 24 horas, além dos canais digitais da Emdec. A área de atuação não inclui polos geradores de tráfego na universidade.
Adequações e histórico
As tratativas começaram em 2024, quando a universidade foi orientada a adequar a sinalização às normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), especialmente quanto às vagas exclusivas, conforme a Resolução 965/2022.
A Prefeitura Universitária implantou 227 placas de sinalização vertical, realizou 270 metros quadrados de pintura de solo e criou 197 novas vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência, totalizando 393 vagas. As intervenções alcançaram mais de 50% da malha viária do campus.
Em 2025, a SVC registrou média de 12 ocorrências mensais no interior da universidade, incluindo atropelamentos e sinistros com e sem vítimas.





