
A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas generalizadas e tempestades severas na Região de Campinas entre terça-feira (2) e quarta-feira (3). A atuação de uma frente fria, associada ao aquecimento previsto no Estado de São Paulo, deve provocar pancadas de chuva com raios, rajadas intensas de vento e queda de granizo em áreas isoladas.
Segundo o órgão, a frente fria mantém condições para chuva de forte intensidade durante o período. Embora não seja esperado um volume alto de precipitação acumulada, o risco para episódios de tempestade permanece elevado.
Recomendações da Defesa Civil
A população deve acompanhar os alertas oficiais e evitar regiões com histórico de alagamentos. As orientações incluem não tentar atravessar vias inundadas e observar placas e painéis eletrônicos que indiquem pontos de risco.
O órgão também recomenda evitar áreas arborizadas, não estacionar veículos sob árvores e recolher objetos soltos em varandas ou quintais. Durante tempestades com raios, é indicado evitar locais abertos, estruturas metálicas e contato com água. Caso um fio elétrico caia sobre o veículo, a orientação é permanecer dentro do carro e acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Canais de emergência
Em situações de risco ou ocorrências ligadas ao mau tempo, os contatos disponíveis são: Defesa Civil pelo 199, Corpo de Bombeiros pelo 193 e Prefeitura pelo 156.





