
A partir desta segunda-feira (14), o Consultório Veterinário Móvel começa a operar na Vila União, enquanto o Castramóvel realiza agendamentos para procedimentos de esterilização na Vila Castelo Branco. As iniciativas são coordenadas pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA).
Consultório na Vila União oferece atendimento clínico gratuito
O Consultório Veterinário Móvel ficará instalado no Parque Luciano do Vale até o dia 15 de maio, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Os atendimentos ocorrem mediante distribuição de senhas por ordem de chegada. Para utilizar o serviço, os tutores devem ter mais de 18 anos e apresentar documento com foto e comprovante de residência em Campinas.
Nos atendimentos, os animais passam por avaliação clínica, são microchipados e, se necessário, vacinados. O consultório funciona em contêineres adaptados, com três salas de atendimento veterinário e área administrativa. Cada unidade é composta por três veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista. O objetivo é prevenir doenças e ampliar o acesso à saúde animal em bairros da cidade.
Castramóvel fará agendamentos e cirurgias gratuitas na Vila Castelo Branco
Nos dias 14 e 15 de abril, moradores da Vila Castelo Branco e de outros dez bairros poderão agendar castrações gratuitas no Centro Esportivo Brasil de Oliveira, das 9h às 16h, até o preenchimento de mil vagas. As cirurgias ocorrerão entre os dias 22 e 25 de abril, no mesmo endereço.
O serviço é destinado a pessoas maiores de 18 anos, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. Além da castração, os animais também serão microchipados. Os tutores receberão orientações sobre os cuidados pré e pós-operatórios, além dos medicamentos necessários para a recuperação dos animais.
As cirurgias serão realizadas no Castramóvel, um ônibus adaptado que percorre diferentes regiões de Campinas oferecendo o serviço de forma descentralizada. O projeto integra as ações permanentes do DPBEA e tem como foco o controle populacional de cães e gatos, com impacto direto na saúde pública e na redução do abandono de animais.