quinta-feira, 17 julho 2025
EM TRATATIVAS

Campus da UFSCar em Hortolândia pode ter primeiro vestibular em 2026, afirma vice-prefeito

Prefeitura está definindo área para possível novo campus, mas ainda não há confirmação sobre chegada da UFSCar à cidade
Por
Diego Rodrigues

O vice-prefeito de Hortolândia, Cafu César (PSB), revelou detalhes sobre as tratativas para a implantação de um campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no município.

Em entrevista exclusiva à TV TODODIA, ele afirmou que o processo já está em fase de avaliação de terrenos e que a previsão, caso tudo ocorra conforme o planejado, é que o primeiro vestibular da unidade aconteça até o final de 2026. “É uma vontade do prefeito Zezé. Tem uma discussão já com o Ministério da Educação e eles também estão discutindo com a Universidade Federal”, explicou Cafu.

Ainda não há definição sobre novo campus da UFSCar, mas vice-prefeitod e Hortolâdia está otimista. Foto:UFSCar

Área

Segundo o vice-prefeito, a atual etapa do projeto consiste na escolha de uma área adequada para receber a unidade. A Caixa Econômica Federal está diretamente envolvida no processo, afirma Cafu. “A Caixa vai fazer a avaliação de duas, três áreas da cidade. Com essa avaliação, vamos encaminhar para o Ministério da Educação, que só aceita a avaliação da Caixa, pois tem contrato com eles. Quem vai comprar a área é o próprio Ministério”.

Já em 2026

A expectativa da Prefeitura é acelerar as etapas para garantir o início das atividades já no próximo ano.
“Estamos tentando ver se até o meio do ano que vem já temos a implantação da Universidade aqui, com o primeiro vestibular acontecendo em 2026”, revelou.

Além da aquisição do terreno, o município articula junto a grandes empresas da cidade para alinhar os cursos que poderão ser ofertados. Segundo Cafu, o objetivo é atender às necessidades do mercado local. “Vamos chamar a IBM, a Microsoft, Magneti Marelli, Dell, MS. Queremos ouvir quais cursos eles precisam, o que o mercado necessita, para que tenhamos aqui uma universidade com foco nas demandas da cidade e da região.”

Martelo ainda não foi batido

Cafu também destacou que a implantação do campus está em disputa com outras cidades, o que reforça a necessidade de articulação política. “Estamos demonstrando a força da cidade, das grandes empresas, da importância do nosso conglomerado industrial. Queremos usar essa força para capacitar pessoas e garantir o espaço da UFSCar aqui”, afirmou.

Outras agendas em Brasília

Durante a passagem por Brasília, Cafu também participou de reuniões com representantes dos ministérios da Educação, Trabalho, Desenvolvimento Social e da Casa Civil. Entre os avanços, ele destacou a vinda do Sistema Nacional de Emprego (SINE) para Hortolândia e a criação da Casa do Trabalhador.

“Até outubro queremos estar totalmente cadastrados para receber recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) já no ano que vem. Também vamos criar a Casa do Trabalhador, com cursos do SENAI, SENAC e SEBRAE, para preparar nossa mão de obra.”

O vice-prefeito afirmou ainda que Hortolândia deverá receber R$ 4 milhões em recursos de custeio na área de inclusão social, além de estar bem posicionada nas negociações do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “Entregamos projetos que preparam Hortolândia para 2050. Esperamos ser contemplados com uma boa fatia para continuar com obras estruturais até 2027”, pontuou.

Pressão sobre a saúde

Cafu também alertou para o aumento da demanda por serviços de saúde na cidade, principalmente vindos de moradores de municípios vizinhos. “Hoje, 35% a 40% dos atendimentos na porta dos nossos serviços de saúde são de moradores de fora: Campinas, Sumaré, Nova Odessa, Limeira, Americana, isso sobrecarrega nosso orçamento.”

Segundo ele, o município investiu 29% do orçamento em saúde no último ano, quase o dobro do mínimo constitucional exigido (15%). “Mesmo com esse esforço, a saúde ainda é o setor mais criticado nas pesquisas. Mas já avançamos muito. Há quatro anos, tínhamos uma reprovação de 62%. Hoje, é de 39%. Mas precisamos de ajuda do Estado e do Governo Federal para seguir avançando”, destaca o vice-prefeito.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também