sexta-feira, 4 abril 2025
Educação

Candidatos à reitoria da Unicamp começam campanha do 2º turno

Paulo César Montagner e José Antônio Gontijo disputam o 2º turno
Por
Guilherme Pierangeli

A consulta para a escolha do novo reitor da Unicamp vai para o segundo turno. Seguem na disputa os professores, Paulo César Montagner (Cesinha), da Faculdade de Educação Física, e José Antônio Rocha Gontijo, professor da Faculdade de Ciências Médicas. 

Montagner obteve 46,8% dos votos e terminou em primeiro lugar. Gontijo veio em segundo, com 39,5% dos votos. A professora Maria Luiza Moretti terminou a consulta em terceiro lugar, com 13,5% dos votos, e está fora da disputa. 

Segundo a Comissão Organizadora da Consulta (COC), os dois dias de votação transcorreram sem incidentes. Ao todo, 11.352 eleitores participaram do primeiro turno, sendo que 38.300 tinham direito a voto, sendo 1.900 professores, 6.900 servidores, e 29.400 estudantes. 

O voto é facultativo, e o peso do voto dos docentes é de três quintos do resultado. Já o peso dos votos dos servidores e dos estudantes é de um quinto cada. A consulta define a ordem da listra tríplice que será enviada ao Governador, Tarcísio de Freitas, que é quem faz a escolha final.

Tradicionalmente o governador escolhe o primeiro nome da lista para o cargo de reitor. A reportagem do Todo Dia conversou com o primeiro colocado, Paulo César Montagner, o Cesinha, que falou sobre a expectativa para o segundo turno. “Nos dias 25 e 26 teremos o segundo turno e teremos novamente uma rodada de debates, a gente espera que esse nível de respeito e de alto nível de debate, de discussão de ideias seja preservado, tem sido muito profícuo para o Unicamp”.

Ele também disse quais serão as prioridades para a Unicamp nos próximos quatro anos caso ele se torne reitor. “Eu acho que dois pontos são para nós compromissos da gestão. A primeira é uma defesa inegociável da Universidade Pública. A Universidade Pública e a Unicamp são sintomas fundamentais de como nós somos e ainda seremos muito relevantes para o Estado e para o país. E o segundo desafio, um desafio que vai acontecer lenta e gradualmente, que é a reforma tributária. Nós vivemos do ICMS, que na reforma tributária vai sumir, e ele vai se transformar num outro imposto chamado IBS. Então, o nosso grande desafio é manter a percentualização similar ao que nós temos hoje, em termos financeiros, para que a gente possa dar continuidade a esse projeto importante da universidade.”

O segundo colocado, José Antônio Rocha Gontijo, foi procurado pela reportagem do Todo Dia ao longo da quinta-feira, 13, mas não conseguiu nos atender devido à indisponibilidade de agenda.

Segundo turno

A votação no segundo turno acontece nos dias 25 e 26 de março. A consulta marca a sucessão do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé, que está no cargo desde abril de 2021.  A data da posse do novo reitor ainda não está definida, mas deverá ocorrer entre os dias 22 e 24 de abril. O indicado vai comandar a Universidade de abril de 2025 a abril de 2029.

Para se ter uma ideia da responsabilidade, neste ano a Unicamp deverá contar com um orçamento de R$ 4,2 bilhões.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também