Políticos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) foram oficializados por seus partidos como candidatos a deputado estadual e federal neste final de semana. PCdoB, PT e PSDB foram algumas das siglas que realizaram as convenções estaduais para definir os candidatos a governador, senador e deputados.
Durante o período, vereadores e vice-prefeitos não precisam se afastar dos cargos para a campanha.
Por Americana, a vereadora e sanitarista Maria Giovana Fortunato (PCdoB) teve sua candidatura oficializada e homologada como deputada federal no domingo à tarde. Essa será sua primeira candidatura à um cargo federal.
“Foi uma tomada de decisão feito pelo grupo do meu mandato e consideramos vários pontos da nossa atuação em Americana, principalmente na postura que assumimos de combater a corrupção na Saúde. (…) E se eleita, entendo que a gente pula um patamar e consegue ajudar Americana de uma maneira mais expressiva”, comentou.
Outro americanense que teve sua candidatura como deputado federal confirmada foi o empresário da área da saúde Ricardo Molina (PRB), presidente licenciado da LBF (Liga de Basquete Feminino). É a primeira vez que ele concorre a um cargo público.
“Estou indignado com a situação de nosso país e decidi encarar este desafio porque, sem dúvida, o momento é de mudança no cenário nacional. Ninguém aguenta mais tanta corrupção e descaso por parte da classe política e eu sempre acreditei que se queremos transformar as coisas, temos que lutar por isso. Hoje, me coloco, portanto, a disposição para ser um agente desta transformação”, afirmou o empresário.
O vereador Odir Demarchi (PR) será candidato a deputado estadual, enquanto Guilherme Tiosso (PROS) disputará o cargo federal.
Outros nomes de Americana já confirmados: Cauê Macris (PSDB – estadual), Vanderlei Macris (PSDB – federal), Antonio Mentor (PT – estadual), Chico Sardeli (PV – estadual), Aires Ribeiro (PDT – federal).
MAIS CONVENÇÕESNa manhã de sábado, o atual vice-prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (PRB), foi anunciado para deputado federal. O vereador Dirceu Dalben (PR) disputará uma cadeira no Legislativo Estadual. E o ex-vereador Toninho Mineiro (PV) tentará se eleger como deputado federal.
Em Hortolândia, a deputada federal Ana Perugini (PT) teve seu nome homologado para disputar mais uma vez o posto federal. Ainda pela cidade, o vereador João Pereira (PV) também concorrerá como deputado federal.
Já em Nova Odessa, a vereadora Carol Moura (Podemos) foi oficializada para disputar como deputada federal. O ex-vereador Dr. Nivaldo (Solidariedade) será candidato a deputado estadual.
O ex-presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, Juca Bortollucci (PV) foi apontado como candidato a deputado federal. Já o ex-vereador local e ex-secretário municipal Adegas Júnior (Podemos) concorre como deputado estadual.
Após ser anunciada, jovem é desqualificada
A presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) do Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) de Americana, Isabela Oliveira (MDB), 22, chegou a ser anunciada para o cargo de deputada federal durante convenção do partido na manhã do último sábado. Entretanto, depois do anúncio, ela foi desqualificada por ter se filiado ao MDB após o dia 7 de abril, que era a data limite para postulantes a candidatos nas eleições de 2018.
A informação é do porta-voz da jovem, Matheus Lirani. A intenção de lançá-la como candidata partiu da Juventude Estadual do MDB, que queria uma mulher jovem para o posto.
“Ela chegou a ser anunciada no palco. (…) Problema é que na metade do caminho a gente descobriu que ela estava com problema na filiação, aí a candidatura caiu. Na realidade estava fora do prazo estipulado, isso foi identificado depois da convenção. (…) O MDB está procurando uma nova candidata até sexta. Estamos conversando entre a Juventude para ver quem vai assumir no lugar dela”, explicou Lirani.
A reportagem entrou em contato com Isabela, que não quis comentar diretamente o caso e pediu que o porta-voz fosse procurado.
GIULIANI
Presidente do MDB em Americana, o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Fernando Giuliani, afirmou que a candidatura de Isabela Oliveira não havia sido confirmada pelo diretório municipal do partido.
A expectativa é que até amanhã haja uma definição sobre um possível candidato pelo MDB local.
“Por Americana não foi citado nenhum nome. Não tratei nada, não. Se teve alguma coisa, foi por lá (Juventude). No momento não (há nomes). Vamos finalizar as ideias até quarta-feira (amanhã)”, disse Giuliani.