segunda-feira, 8 setembro 2025
CAUSA ANIMAL

Cão vítima de maus-tratos é resgatado em Sumaré

Animal apresentava sinais de desnutrição e mutilações; caso foi registrado no 3º Distrito Policial de Sumaré
Por
Felipe Gomes

Um cão da raça pitbull foi resgatado em situação de maus-tratos nesta segunda-feira (8), em uma residência no bairro Jardim dos Ipês, em Sumaré. O caso, denunciado na semana passada, mobilizou equipes do projeto “Cadeia Para Maus-Tratos” do deputado federal Bruno Lima (PP), da Polícia Civil, da Guarda Municipal e médicos veterinários.

Tutor não se encontrava
Ao chegarem ao imóvel, que estava trancado, os agentes constataram que o tutor não se encontrava no local. Diante da situação, foi necessário arrombar o cadeado para realizar o resgate. O animal apresentava sinais de desnutrição severa, cauda sangrando e mutilações nas orelhas e no rabo.

De acordo com a médica veterinária Kelly Cristina Pereira, o corte de orelhas, conhecido como conchectomia, é proibido pela legislação brasileira. A prática é considerada crime ambiental, conforme o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/1998, que tipifica como maus-tratos os atos de mutilação contra animais.

Para o vereador Alan Leal (PRD), embaixador do “Cadeia Para Maus Tratos” em Sumaré, a ação reforça seu compromisso com a proteção animal e a luta contra a impunidade em casos de maus-tratos: “Não podemos admitir que animais sofram dessa forma em nossa cidade. Como embaixador do projeto Cadeia Para Maus-Tratos, sigo firme ao lado do deputado federal Delegado Bruno Lima e de todos aqueles que acreditam que a justiça deve alcançar quem comete crueldade”, afirmou.

Ficará sob os cuidados de uma ONG
Após o resgate, o cão foi alimentado e encaminhado à ONG Laticão, onde recebeu cuidados veterinários e acompanhamento especializado para sua recuperação.

Um boletim de ocorrência foi registrado no 3º Distrito Policial de Sumaré, e o responsável pelo crime deverá responder judicialmente.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também