
O Carnaval é uma época de muita diversão pelas ruas, mas é essencial a atenção para o consumo de bebidas alcoólicas, energéticos e dispositivos eletrônicos para fumar. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) reforça os cuidados para a população aproveitar o melhor da folia.
O álcool e o tabaco são drogas lícitas, mas que trazem riscos e malefícios à saúde física e mental. Se misturados com bebidas energéticas, os resultados são ainda mais preocupantes.
As bebidas alcoólicas e energéticos, que muitas vezes são consumidos de forma exagerada durante a festa, devem ser deixados de lado para um melhor proveito. “Para dar energia no carnaval, a dica é apostar na hidratação e alimentação. Beber muita água durante o dia para evitar a desidratação, principalmente em meio a onda de calor no estado, além de apostar em barrinhas de cereais, barras de proteínas e frutas”, afirma Marcelo Otsuka, pediatra e infectologista do Hospital Infantil Darcy Vargas.
Os vapes, pen drives e outros Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) podem equivaler à nicotina de até três maços de cigarro, ou seja, oferece nicotina em muito maior concentração do que o convencional.
Segundo o Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 855 da Anvisa, a produção, importação, publicidade e a comercialização de dispositivos eletrônicos para fumar, incluindo acessórios e refis, são proibidas em todo o território nacional.
Dicas para um carnaval responsável
- Se hidrate. A água é a sua melhor amiga e a maneira mais eficiente de se manter hidratado;
- Se alimente bem. Uma boa refeição antes e durante a folia vai te manter preparado para curtir a festa;
- Conheça os seus limites. Se você começar a se sentir tonto, sonolento ou com dificuldades para se mover, é um sinal para deixar a bebida de lado. Fique atento aos sinais do seu corpo.