segunda-feira, 14 julho 2025
SAÚDE

Carreta da mamografia atende a partir do dia 21 na Estação da Paulista, em Piracicaba

Programa Mulheres de Peito estará na cidade de 21 de julho a 2 de agosto; exames são gratuitos
Por
Cássia Fossaluza
Atendimento é gratuito e começa no dia 21 em Piracicaba. Foto: Divulgação

A carreta da mamografia do Programa Mulheres de Peito, do governo estadual, estará em Piracicaba entre os dias 21 de julho e 2 de agosto. O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce do câncer de mama por meio da realização de mamografias gratuitas. O atendimento ocorrerá na Estação da Paulista, na Avenida Dr. Paulo de Moraes, nº 1.580.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a fila de espera para a realização do exame, que chegou a durar mais de quatro anos, foi zerada no município.

Quem pode participar?

  • Podem realizar o exame mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sendo necessário apresentar apenas o RG e o cartão do SUS.
  • Para mulheres com idades entre 35 e 49 anos ou acima de 70 anos, é necessário apresentar, além dos documentos citados, um pedido médico.
  • Em caso de alteração nos exames, as pacientes serão encaminhadas para a rede pública de saúde (SUS) para avaliação complementar ou início do tratamento.

Horário de atendimento

  • Segunda a sexta-feira: das 8h às 17h, com distribuição de até 50 senhas por dia
  • Sábados: das 8h às 12h, com atendimento limitado a 25 mulheres
  • Dia 21/07 (início das atividades): atendimento começa às 13h
  • Não haverá atendimento em feriados

A distribuição de senhas é feita por ordem de chegada, conforme a demanda do dia.

Balanço das mamografias realizadas

Segundo a Gerência da Atenção Secundária em Saúde, entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2024, foram realizados 2.524 exames de mamografia na rede pública. No mesmo período de 2025, sob a atual administração, já foram realizadas 14.565 mamografias — um crescimento de 477% na oferta do exame em apenas seis meses.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também