Um homem de 60 anos ficou ferido após seu carro ser arrastado por um trem no Jardim Primavera, em Sumaré, na tarde deste domingo. Conforme informações preliminares, o motorista não viu a sinalização da passagem de nível e acabou tendo o veículo atingido pela composição. A vítima foi socorrida por equipes do Corpo de Bombeiros e levada á UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Macarenko com ferimentos leves.
O veículo, um Fiat Uno, foi arrastado por cerca de 50 metros após o impacto. O maquinista do trem chegou a fazer a frenagem de emergência, mas não foi suficiente para parar a composição a tempo. Com o acidente, a linha férrea ficou bloqueada até que fossem feitos os trabalhos de perícia e remoção do veículo.
Em nota, a Rumo, responsável pela malha ferroviária, afirmou que O fato ocorreu após o motorista tentar atravessar e parar sobre a passagem em nível quando o trem se aproximava.
A empresa afirmou ainda que o maquinista acionou os procedimentos de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição. “Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial. É obrigatório que os veículos parem em uma distância segura e se certifiquem de que não há trens se aproximando antes de efetuar o cruzamento. Atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima”, informou a nota.
OUTRO CASO
Em julho deste ano, a mesma passagem de nível foi palco de um acidente envolvendo um trem, um carro e uma bicicleta. Na ocasião, um veículo cruzou a linha férrea mesmo com o trem estando próximo do cruzamento, mas acabou atropelando um ciclista. Com isso, a traseira do carro ficou no caminho do trem e foi atingida. Também não houve feridos graves nessa ocorrência.